Nova Mesa Diretora do Legislativo de Serra Dourada toma posse

DSCN0866
Texto e Fotos: Jayme Modesto

O dia 1º de janeiro  foi marcado por diversas posses em várias Câmaras de Vereadores da região. Em Serra Dourada, não foi diferente. Numa sessão solene, foi empossada a nova Mesa Diretiva da Casa Legislativa, que tem agora como presidente o jovem vereador, Jeová Júnior.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Milton Frota e da primeira dama, Dié, além de autoridades e um grande público que lotou o plenário da Câmara Municipal.

De acordo com informações, o processo foi bastante tumultuado desde a eleição para escolha da nova diretoria, quando ao abrir a última sessão do ano para escolha da nova diretoria, como determina a legislação municipal, o ainda presidente Zilton de Macedo, recebeu uma representação, a qual impedia o candidato Jeová Júnior de concorrer à presidência da mesa, com a alegação de que o vereador era sócio de uma empresa e não poderia então assumir a presidência da Câmara.

O presidente então decidiu suspender a sessão alegando que a denuncia precisaria ser apurada através de uma comissão, fato que revoltou a maioria dos vereadores, tentaram dialogar com o presidente, fazendo-o entender que a lei precisaria ser cumprida, tudo em vão, Zilton não cedeu. Ainda segundo informações, o presidente levantou-se e tentou sair com o livro de atas, foi impedido por populares que lotavam o plenário. Então se dirigiu a secretaria guardou o livro, trancou a porta e saiu.

DSCN0832
Não restando alternativa, o vice-presidente acompanhado dos demais vereadores abriu a secretaria, apanharam o livro e promoveram a sessão, elegendo a nova mesa diretora. Não conformado, Zilton recorreu à justiça, com várias alegações entre elas a de que tinha sido agredido verbalmente e fisicamente. Como a nossa justiça é muito ágil, principalmente quando se trata de assuntos eleitorais, não emitiu nenhum parecer em tempo hábil, com a ausência do juiz da comarca e a indefinição do judiciário, no dia 1º de janeiro, a nova Mesa Diretora juntamente com os demais vereadores, se dirigiram a sede do Poder Legislativo para ser empossada como determina o Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa.

Chegando no horário regimental, as portas da Câmara estavam fechadas e o presidente não compareceu para dar posse, os demais vereadores resolveram então procura-lo, ele disse que não viria e nem sabia onde estavam às chaves da Câmara, foi quando um dos populares descobriu que as portas estavam fechadas porem destrancadas, foi então quando o vice-presidente fez cumprir o que determina a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa, que é a posse da nova mesa diretora no dia 1º de janeiro, adquirindo um novo livro e realizando a sessão solene dando posse a nova mesa diretiva da casa.

Em discurso, o novo presidente prometeu continuar cumprindo com os compromissos que a Casa dispõe para com a sociedade. No novo cenário desenhado, a mesa  ficou assim constituída: Jeová Júnior, presidente, Juraci Lino, vice-presidente, Irenice Moreira, 1ª secretária, e Clenice Souza, 2ª secretária.

O ato solene foi realizado apenas com a presença de sete parlamentares, em face do desentendimento com os vereadores de oposição.

Jeová Júnior fez um discurso de desabafo e não poupou críticas ao seu antecessor. “Lhe faltou humildade, sensibilidade e espirito democrático, antes de saber ganhar é preciso saber perder e aceitar a vontade da maioria”, disse ele. Jeová disse anda, que a Câmara precisa estreitar mais a relação com a comunidade, afirmando que “precisamos identificar não apenas os problemas, mas também as potencialidades de nosso município. Esse, com certeza, é um dos perfis que quero agregar à legislatura que começa em primeiro de janeiro de 2015”.

DSCN0845 DSCN0842

DSCN0863 DSCN0854 DSCN0878

DSCN0852


Compartilhe:

Comentários: