O enterro do padre assassinado em Angical será quarta-feira (13) em Ilhéus

Da redação JGO

Fotos: Diocese de Barreiras

O enterro do padre Raimundo Reinan Valente, assassinado por volta das 22h30 do dia 10, em Angical, região oeste da Bahia, será nesta quarta-feira (13), às 9h, no cemitério da Vitória, em Ilhéus, cidade que ele nasceu e onde se formou como padre.

O crime aconteceu quando o pároco chegava à casa paroquial, após ter ministrado a missa dominical na catedral da cidade de Angical. O corpo foi encontrado no quintal da casa. Reinan tinha 52 anos, 23 dos quais dedicados ao sacerdócio.

De acordo com informações, os suspeitos do assassinato são usuários de drogas que o próprio religioso estava ajudando na recuperação.

O jovem Rodrigo Gabriel da Silva, 18 anos foi preso nesta segunda-feira, 11, sob suspeita do assassinato, quando tentava vender o veículo do padre no distrito de Roda Velha, em São Desidério, e um adolescente de 12 anos apreendido, localizado em Angical.

De acordo com informações da polícia, os dois confessaram o crime. O delegado Carlos Roberto de Freitas, acredita que outro adolescente de 17 anos tenha participado do crime.

Raimundo Reinan Valente, era assessor das CEBs e participava ativamente das lutas e movimentos populares da região. O padre coordenava as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Barreiras. Pertencente à Diocese de Ilhéus, Reinan animava as lutas das CEBs no estado, das pastorais sociais e dos movimentos populares da região. O pároco estava ajudando na preparação do XV Encontro Diocesano de CEBs da Diocese de Barreiras, que terá como tema “Justiça e profecia a serviço da vida no campo e na cidade”, e acontecerá entre os dias 27 e 28 de julho deste ano.

A missa de corpo presente aconteceu nesta segunda-feira, às 16h, na igreja de Nossa Senhora de Santana, em Angical. Dom Josafá Menezes, bispo da Diocese de Barreiras, presidiu a celebração. O velório reuniu uma multidão, caravanas de diversas localidades se manifestaram.

O corpo de Reinan foi translado para Ilhéus para ser velado na Catedral de São Sebastião e enterrado nesta quarta-feira.


Compartilhe:

Comentários: