Obras da UPA Santa Luzia estão a todo vapor

Fonte: DIRCOM / Prefeitura de Barreiras

 

Iniciadas em maio deste ano, as obras de construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Barreiras, no bairro Santa Luzia, estão com mais de 80% da fundação concluída. A previsão do engenheiro Clarck Platon Bezerro, da Construtora Link Ltda, responsável pela obra, é que os trabalhos sejam finalizados em apenas nove meses. A vinda da UPA para Barreiras representa um avanço histórico para toda região oeste, capaz de desafogar os números de atendimentos no Hospital do Oeste. Isso só foi possível graças a busca incansável do município por novos recursos junto aos entes federativos.
Classificada pelo Ministério da Saúde como tipo II, a UPA de Barreiras é destinada a municípios com população entre 100.001 a 200.000 habitantes. A unidade terá uma área total construída de 1.232 metros quadrados e um significativo investimento, na ordem de R$ 2,5 milhões. Funcionará 24h por dia e estará apta a atender entre 151 a 300 pessoas diariamente. A estrutura contará com leitos, sala de espera, raio x, consultórios, centro cirúrgico, salas de curativo, de eletroencefalograma e necrotério.
UPA’s – As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

 


Compartilhe:

Comentários: