Obras de ampliação e modernização foram inauguradas no IFBA – Campus Barreiras

Texto e fotos: Cheilla Gobi

Neste sábado (25/05), às 19h30min, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Barreiras realizou solenidade de inauguração das obras de ampliação e modernização do auditório Dom Ricardo Josef Weberberger e do novo pavilhão de aulas.

O evento contou com a presença da Diretora geral do IFBA, Dicíola Figueirêdo Baqueiro, representante da reitora do Instituto Federal de Educação Aurina Santana, o pró-reitor de desenvolvimento institucional Anilson Cerqueira, o Bispo Diocesano Dom Josafá Menezes, o prefeito Antônio Henrique Moreira, vereadores, o deputado federal Oziel Oliveira, a deputada estadual Kelly Magalhães, o prefeito de Wanderley José Bomba, comunidade acadêmica e servidores do Instituto.

 

O auditório foi reformado e ampliado, o número de acentos quase que duplicado. O novo pavilhão conta com oito salas de aula e seis laboratórios. “Este equipamento que estamos entregando reformado e ampliado é do Instituto Federal da Bahia, mas é também da comunidade de Barreiras, fruto do trabalho intenso realizado pela diretoria local em parceria com a reitoria”, disse Cerqueira.

De acordo com a Diretora, a escolha do nome do auditório “Dom Ricardo Josef Weberberger” foi através de enquete realizada com a comunidade interna do campus Barreiras. Dicíola ressaltou ainda que esta homenagem póstuma não é somente ao sacerdote que exerceu sua função por mais de 30 anos na Diocese de Barreiras, mas sobre tudo ao cidadão defensor de causas de grande relevo social no oeste da Bahia, a exemplo da reforma agrária, do incentivo a educação, das preocupações com a segurança pública, direitos humanos e de obras de infraestrutura de Barreiras e região que padece de tantas carências.

O Bispo Dom Josafá agradeceu a homenagem. “A ação pastoral de Dom Ricardo é inigualável no oeste da Bahia, que sua memória fique cada dia mais fortalecida. Ficamos felizes com esta homenagem, Dom Ricardo é uma figura que queremos recordar sempre porque nos traz motivações e nos ajuda a pensar, a defender os interesses do povo de Barreiras e do oeste”.

Na oportunidade a diretora do IFBA, falou da piscina semi-olímpica construída no ano de 2011, e agora a construção do ginásio de esporte, obra que teve início em fevereiro de 2013. Além destes investimentos em obras, a disponibilização em recursos para modernização de laboratórios, ampliação do acervo bibliográfico e qualificação dos servidores.

“As realizações do IFBA Barreiras só são possíveis graças ao quadro de profissionais competentes e dedicados que com sua parceria se unem em um projeto de gestão decentralizada e autônoma que adota como vetor principal propiciando formação profissional consistente que leva promoção da verdadeira inclusão social”, afirmou Dicíola.

A cerimônia foi encerrada com a entrega de certificados a 11 estudantes formados pelo Pronatec e apresentações culturais.


Compartilhe:

Comentários: