Ong LOBO: Preferência por filhotes fazem com que animais adultos e idosos fiquem no abrigo até a morte

A última feirinha de adoção realizada em Barreiras pela Ong Liga de Ordem para os Bichos Órfãos – LOBO, no último sábado (26), realizou a adoção de somente 3 cães e 2 gatos. Segundo uma das sócias-fundadoras da Ong, Janete Lauck, os meses de novembro a fevereiro são tidos como “fracos” para adoção. “É um período que as pessoas viajam muito”, explica ela.

Outro dado relevante verificado nesta e em inúmeras feiras de adoção pelo Brasil é que filhotes são os mais adotados. Há no momento 17 filhotes para adoção na Ong LOBO. “As pessoas acham os filhotes mais bonitos, mais fáceis de adaptarem-se ao novo lar e principalmente ao novo tutor. Os animais adultos e, sobretudo, os idosos, costumam ficar no abrigo pelo restante de suas vidas”, lamenta Janete Lauck. Isso justifica abrigos e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) lotados de cães adultos e idosos.

O AMOR NÃO TEM IDADE

Contudo, isso é um grande equívoco da maioria da população. De acordo com especialistas em comportamento animal, adotar um cão ou gato adulto parece um desafio, mas traz muitas vantagens. Conheça algumas:

  • A primeira pergunta de quem adota um filhote é “será que ele vai crescer muito?”. Muitos animais são abandonados por ficarem muito grandes. Adotando um adulto você não terá nenhuma surpresa neste sentido.
  • Filhotes precisam de muita energia e atenção, já um animal adulto precisa de menos supervisão.
  • Por conta dos dentes que estão nascendo, filhotes sentem mais necessidade em morder e destruir objetos.
  • Um animal adulto, além de ser mais higiênico do que um filhote, aprende facilmente a fazer as necessidades no lugar certo, desde que o treinamento seja feito de maneira correta. Lembre-se: cães adultos também podem ser adestrados!
  • O animal adulto é mais independente e se adapta mais facilmente.
  • O cão mais velho já aprendeu muito bem o que significa a palavra “não”, e está mais disposto a obedecê-la.
  • Animais adultos acomodam-se com os outros mais rapidamente, porque já aprendeu sobre hierarquia e o que é necessário para pertencer à matilha que por acaso já exista em seu novo lar.
  • POSSE RESPONSÁVEL
  • Os gatos também levam desvantagem na hora da adoção, já que a preferência é por cães. O canil da Ong Lobo tem hoje mais de 50 gatos. Todavia, o mais importante entre adotar gatos, cães filhotes, adultos ou idosos, é que eles sejam de abrigos ou CZZs, pois já são vacinados, vermifugados e castrados, dando assim menos despesas ao adotante. Quando o animal não se adapta ao novo lar por alguma razão ou até mesmo quando o adotante não o quer mais, deve devolvê-lo à LOBO. “Algumas pessoas chegam a devolver o animal depois de alguns meses, alegando motivo de mudança ou até mesmo porque ele ficou doente. Geralmente, motivos banais. Portanto, a decisão de adotar um animal não deve ser tomada por impulso, deve ser algo muito bem pensado, para que não ocorra um novo abandono. Ter um animal em casa requer paciência, consciência, tempo e muito amor”, adverte Janete Lauck.

Em breve, a LOBO realizará mais uma feirinha de adoção em Barreiras. Todavia, se você deseja ter um amigo bicho com responsabilidade e carinho, pode procurar pelo canil do abrigo, que fica a Rua do Bambuzinho, nº 120-A, Loteamento Maria Percília, saída para Brasília, nas proximidades da garagem da Real Expresso. Ou entre em contato através dos seguintes telefones: 77-9975-2338/9912-9421.  

Sem ajuda do poder público municipal ou estadual, o canil possui cerca de 60 cães e 40 gatos, um número rotativo, haja vista que diariamente chegam e saem animais. O principal é a adoção, mas o abrigo também precisa de doações de ração, material de limpeza, cobertores, toalhas e colchões usados. Para se ter uma ideia, o consumo semanal de ração gira em torno de 75 kg (cães adultos), 15 kg (filhotes) e 15 kg (gatos).

Esses animais adultos e idosos estão à espera de um lar carinhoso. Adote um animal idoso e dê a ele a chance de um final feliz.

Cathy Rodrigues    

DRT-BA 4317

Assessora de Comunicação da Ong Lobo


Compartilhe:

Comentários: