Operação Safra é lançada em Luís Eduardo Magalhães

IMG_0850
Texto e Fotos: Gabriela Flores

O Oeste da Bahia inicia uma nova safra e está preparado para as adversidades durante o período. Aconteceu na manhã desta terça-feira (14), em Luís Eduardo Magalhães, o lançamento oficial da “Operação Safra” da Polícia Militar. O evento marcou a entrega de três novas viaturas e um helicóptero que ajudarão no patrulhamento das fazendas durante o período da safra.

Os sucessivos roubos às fazendas na região levaram a AIBA, ABAPA, Fundeagro, Fundação Bahia, prefeitos e associações de agricultores a procurarem o Comando da Polícia Militar da Bahia no intuito de uma parceria pública/privada para coibir tais ações criminosas. A partir dai, a “Operação Safra” foi criada com base no programa do Governo da Bahia para ações preventivas no combate a criminalidade.

De acordo com estimativas da PM, na safra passada diversas propriedades foram invadidas para o roubo de defensivos, deixando um prejuízo que ultrapassou a casa dos R$15 milhões. Os novos veículos trarão uma maior sensação de segurança e garantirão aos produtores a colheita e o escoamento da safra. “A população pode contar com a Polícia Militar. Estamos aqui para prender bandidos. Só com muita irmandade poderemos vencer e levar para nossas famílias e amigos um estado de paz”, afirmou o Coronel do Subcomando Geral da PMBA, Carlos Eleutério.

“Nós estávamos sendo massacrados aqui na região, onde praticamente toda semana uma fazenda era assaltada. Em nome dos produtores agradeço ao Governador por, mais uma vez, olhar por nossa região. Essa ação nos dá esperança de que as coisas vão melhorar. Nós acreditamos nessa instituição que é a Polícia Militar e acreditamos que ela vai trazer a paz que tanto precisamos no campo”, disse o presidente da Aiba, Júlio Busato.

IMG_0970

O evento marcou ainda a chegada de 15 policiais que aumentarão o efetivo da PM no município de Luís Eduardo Magalhães. “Esse evento mostra que o mais importante do que criticar, é criar soluções para os problemas. Luís Eduardo e a região Oeste surpreendem por essa capacidade de fazer parcerias públicas/privadas. Tenho certeza que essa parceria vai dar bons frutos. E essa nossa região é muito grande e precisa de um efetivo maior. A partir desse momento o efetivo de Luís Eduardo estará maior”, declarou o prefeito de LEM e presidente da UMOB, Humberto Santa Cruz.

Estiveram presentes ao evento representantes da PM dos estados de Minas Gerais, Tocantins e Goiás, estados que servem de rota de fuga para os criminosos.

A Operação deverá se estender até abril de 2015.

IMG_0874 IMG_0880


Compartilhe:

Comentários: