Outubro Rosa: Câmara de Barreiras promove palestra sobre o câncer de mama

Iniciativa integra o movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

 

Texto: Jayme Modesto – modesto@jornalgazetadooeste.com.br

Fotos: Luís Carlos e ascom câmara

A câmara de Barreiras promoveu no dia 22, palestra em alusão a campanha “Outubro Rosa”, movimento popular internacional de prevenção e combate ao câncer de mama. A Drª. Alba Dias médica Mastologista usou a tribuna e fez uma ampla explanação sobre o assunto “Mitos e verdades sobre o Câncer de Mama”. Drª. Alba também deu dicas e orientações como detectar algum nódulo na mama.

A ideia foi conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e da detecção precoce da doença. O Outubro Rosa consiste em uma campanha realizada no mundo inteiro com a participação de diversas instituições, sempre no mês de outubro. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas de realização de mamografia e de detecção da doença nesse mês. O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, foram registrados 52.680 novos casos de câncer de mama entre as mulheres. No mundo, até o ano passado, o número de casos identificados era de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou.

Também como parte da campanha, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo e se ilumina de rosa durante todo o mês de outubro.

 


Compartilhe:

Comentários: