Outubro Rosa em Barreiras se estende com atividades e palestras em todos os bairros

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades

 

Palestra mastologista na Morada da Luatexto

Dircom

A Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras organizou uma programação de palestras e atividades educativas em fortalecimento ao Outubro Rosa, mês em que o mundo se une pela campanha de conscientização dirigida, à sociedade e às mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha se estende até o final do mês com a proposta de levar a todos os bairros da cidade, além da zona rural, informações e orientações sobre a doença.

 

Dias 05 e 06, uma parceria entre a Unidade de Saúde da Família Antonia Zélia Souza, a Unidade Básica Hans Werner e o SESC, mobilizou a população da Vila Amorim, com ênfase às mulheres para momentos de integração. Enfermeiras, dentistas, advogadas e técnicas de enfermagem garantiram às participantes, o direito à informação e aos cuidados com a saúde.  Diálogos sobre o câncer de mama, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, orientações sobre a importância do autoexame e como o mesmo pode ser realizado, além de reflexão sobre os direitos das mulheres, fizeram parte da programação.

 

Neste mesmo formato, o evento foi realizado na Vila Rica, Santa Luzia e povoado do Buritis. Nesta terça-feira, 20, a mastologista Alba Dias falou sobre os cuidados, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama para mulheres da Morada da Lua, o evento contou com a participação da secretária de saúde, Regina Figueiredo, que está acompanhando de perto os eventos. Até o dia 29 a programação continua nos bairros Vila dos Funcionários, Jardim Ouro Branco e Vila Brasil. Médicos mastologistas e enfermeiros passarão dados e informações sobre o câncer de mama e de colo do útero.

 

Também faz parte das atividades do Outubro Rosa em Barreiras a entrega das 1.783 mamografias realizadas durante o período de 03 a 19 de agosto pela Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama que ficou na Praça Castro Alves. As mulheres que fizeram as mamografias podem retirá-las na unidade de saúde mais próxima de suas casas, ou, aguardar o telefonema dos agentes de saúde.

 

 


Compartilhe:

Comentários: