Oxum e Iemanjá serão homenageadas no Dois de Fevereiro

Festa no Rio Grande deve levar uma multidão ao cais de Barreiras

 Ascom

A Secretaria Municipal de Cultura está empenhada nos preparativos para os festejos do Dois de Fevereiro em homenagem a Oxum e Iemanjá. Toda a extensão do Cais do Rio Grande até o mercado popular será palco do evento. Na Praça Landulpho Alves será montado um terreiro para reverências às Rainhas das Águas.

 A partir das 16h as baianas estarão no terreiro aguardando as oferendas e benzendo, com água de cheiro, todos os participantes que poderão levar flores para ofertar a Oxum e Iemanjá. As 17h as baianas saem em cortejo até a rampa reservada para realização dos rituais.

 As 17:30h os areeiros descem o rio juntamente com Mãe Sônia do Terreiro Abassa de Katendê, com Oxalá, Xangô e Iansã, a saída é do Restaurante Trapiche em direção a rampa do Cais. Lá, aguardam o cortejo fluvial das Orixás Oxum e Iemanjá que sobem o rio saindo da altura da sede da Guarda Municipal.

“Convidamos as pessoas e empresários que têm lancha ou embarcações a motor, para acompanhar o cortejo das Rainhas da Águas, com saída da rampa que fica atrás da Guarda Municipal, subindo o Rio Grande até a rampa do Cais. A chegada do cortejo fluvial será aguardada pela população e pelas baianas de diversos terreiros que farão suas oferendas ao som de atabaques, a partir das 18h”, diz a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Diana Macedo.

As oferendas serão depositadas no barco de Oxalá e lançadas ao Rio Grande. Baianas, grupos folclóricos e o povo em geral podem acompanhar este momento de devoção. Os areeiros, cumprindo sua tradição distribuem uma farofa que simboliza paz e prosperidade.

O encerramento das homenagens será a partir das 20h na Praça Landulpho Alves com apresentações e manifestações dos Terreiros presentes. Barracas com comidas e bebidas estarão armadas, vendendo seus produtos.


Compartilhe:

Comentários: