Para celebrar fim da 2ª Guerra Mundial, Câmara homenageia veteranos barreirenses

A homenagem foi dada à expedicionária, Aracy Arnaud Sampaio e o ex-combatente, Eurypedes Lacerda Pamplona que participaram do conflito

catsplacas

Títulos de Honra ao Mérito foram entregues aos homenageados

Cheilla Gobi

Para celebrar os 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, a Câmara de Vereadores de Barreiras homenageou no dia 8 de maio, em uma sessão solene, à expedicionária Aracy Arnaud Sampaio (in Memoriam) – enfermeira que atendeu vítimas do trágico episódio e único ex-combatente homem, barreirense, Eurypedes Lacerda Pamplona, que esteve presente no conflito.

O dia 08 de maio, celebrado em todo o mundo, marca a rendição das tropas nazistas em Berlim, em 1945, colocando fim à Segunda Guerra Mundial. O Brasil lembra a data, pois neste confronto, havia tropas brasileiras realizando campanha nos campos de batalha da Itália, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Em Barreiras, autoridades civis e militares participaram da celebração, que durou cerca de uma hora e trinta minutos. Na solenidade, foi lançada a biografia de Eurypedes Pamplona, escrita pelo historiador, 1° Tenente João Paulo Pinheiro.

A filha da homenageada Aracy Sampaio, a senhora Maria do Socorro Sampaio foi quem recebeu a homenagem. Na oportunidade falou do respeito à família e agradeceu pela retribuição de honra à sua mãe. “É um prazer muito grande receber essa homenagem junto com toda a minha família. Obrigada!”

Eurypedes Pamplona, aos 95 anos ficou emocionado com a condecoração e se restringiu apenas em agradecer.

Na ocasião, dois Títulos de Honra ao Mérito foram entregues aos homenageados.

IMG_2963

“Nossos heróis barreirenses participaram da vitória e temos que comemorar todos os anos, reverenciar esses ilustres personagens, exemplo de orgulho, para que jamais sejam esquecidos”, evidenciou o presidente da Câmara, o vereador Carlos Tito.

IMG_3047

Outra comemoração

Outras atividades de comemoração dos 70 anos da atuação da Força Expedicionária Brasileira foram realizadas no dia 08. O 4° Batalhão de Engenharia e Construção agraciou autoridades, com o Diploma de Honra ao Mérito do Exército Brasileiro. O evento foi realizado na Praça Landulfo Alves, em Barreiras, onde foi destacado ainda os feitos da FEB nos campos de batalha na Itália, na luta contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento conduzido pelo Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, Coronel Tadeu Negrão, contou com as presenças do prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, do Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Feitosa, do Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Major Uzêda , do ex-combatente na 2ª Guerra Mundial, Cabo Eurypedes Pamplona, vereadores e demais autoridades.

 


Compartilhe:

Comentários: