Prefeito de Buritirama inaugura unidade de saúde

A001 (2)texto

Reinaldo Rolon

A Unidade da Saúde da Família, Basílio Elísio Alves, na comunidade de Poço da Jurema, zona rural de Buritirama foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 14, pelo prefeito, Arival Viana.

A nova unidade de saúde tem espaço amplo e funcional, com equipamentos e mobiliários novos e modernos, salas refrigeradas e conta ainda com um veículo zero Km, para o deslocamento da equipe, com intuito de proporcionar atendimento qualificado, conforto aos usuários, médico, enfermeiras e a equipe técnica.

As comunidades mais próximas da nova unidade, como Jatobá e Lagoa Bonita devem contar, nas próximas semanas, com duas Unidades de Saúde Satélite, como é chamada pela própria secretária de Saúde, que estão em fase final de reforma. Para evitar o deslocamento da população, das duas localidades, a equipe da USF de Poço da Jurema, irá se deslocar até as duas unidades “satélite”, uma vez por semana, sendo que na comunidade de Jatobá, o atendimento será às terças-feiras e Lagoa Bonita, às quintas-feiras.

A secretária de Saúde do município, Nádia Caitano agradeceu ao prefeito, pelo investimento realizado, oriundos de recursos próprios do município. A secretária lembrou ainda, que a nova unidade, realizará apenas os procedimentos padronizados para uma Unidade de Saúde da Família, de acordo com as regras do SUS. “Os atendimentos de maiores complexidades, como urgência ou emergência deverão ser encaminhados à unidade específica, salvo casos extremos, podendo receber atendimento até a chegada do socorro específico”.

O prefeito, Arival Viana falou da sua felicidade em inaugurar mais uma obra de grande importância para a população local. “Esta obra foi executada com muito esforço, agradecemos a todos os que participaram e empenharam para que a obra acontecesse”, agradeceu.

Na oportunidade, fez questão de apresentar todos os profissionais da equipe médica, que já está em funcionamento com todos os procedimentos pertinentes a uma Unidade Básica de Saúde. A equipe da unidade é composta pela médica, Dania Marques, o enfermeiro Uosles Carlos Machado, as técnicas de enfermagem, Elenilde Gama e Géssica, a atendente Maria Clara e a operacional Zenaide Oliveira. A unidade conta ainda com um motorista, um guarda que irá zelar pelo patrimônio público e com a equipe de agentes comunitários que atendem a localidade.

Além do prefeito e da secretária de Saúde marcaram presença na cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Judson Ferreira, os secretários de governo, vereadores, profissionais da saúde, educadores, lideranças da região e representantes da população local.

DSC05334WEBtexto

DSC05151WEBtexto


Compartilhe:

Comentários: