Prefeito de Serra Dourada recepciona médicas cubanas

Texto e fotos: Jayme Modesto – modesto@jornalgazetadooeste.com.br

O prefeito de Serra Dourada Milton Frota, o secretário de saúde José Carlos, a primeira dama Dié Frota, recepcionam três médicas cubanas que irão atuar na rede municipal de saúde. Os profissionais integram o programa Mais Médico, do Governo Federal, que propõe a melhoria no atendimento aos usuários do SUS.

Segundo o secretário de saúde, José Carlos, os médicos vão trabalhar nos postos de saúde de Traíras, Poço do Juá e Boqueirão. “Nossa intenção é que eles atuem nesses locais, mas poderão ser deslocados de acordo com a necessidade”.

A médica Cubana Débora disse ter uma vasta experiência, já trabalhou no Timor Leste e na Colômbia e pretende fazer o possível para conquistar a confiança dos serradouradenses. As médicas chegaram em Serra Dourada nesta segunda-feira, 04.

O idioma não deve se tornar uma barreira para a atuação dos profissionais, que estão há aproximadamente um mês no Brasil passando por treinamento.

As Intercambistas, como algumas preferem ser chamadas possuem experiência internacional, uma delas tem 13, outra tem 20 e a outra 27 anos de atuação na área de saúde.

A expectativa do prefeito Milton Frota é muito boa. “Estamos felizes com a chegada de mais três profissionais de saúde para somar com os que já atuam no município, temos um déficit na saúde, mas acredito que agora podemos melhorar e muito o atendimento a nossa população, desejamos boas vindas e contem com o nosso incondicional apoio”, afirmou Milton.

Além da presença do prefeito, Milton Frota, do secretária da Saúde, e da primeira dama, a comemoração contou com a presença, também dos secretários municipais, vereadores, equipe da secretaria de saúde, convidados entre outras lideranças.

O município de Serra Dourada, através da secretaria de saúde, se habilitou no programa e foi contemplado com a destinação de três médicas cubanas, hoje o município conta com 17 médicos entre efetivos e plantonistas.

O prefeito Milton Frota destacou ainda que com o Programa Mais Médicos, a administração municipal dá mais um passo importante na melhoria do atendimento na área de saúde para a população serradouradense, que ganha com mais três médicas atendendo no sistema municipal de saúde. Segundo ele, graças à sensibilidade da equipe técnica da secretaria municipal de saúde é que o município conseguiu aderir ao programa federal e ampliar o atendimento público.

As médicas Esperança, Débora e Dayse, agradeceram a receptividade que tiveram em Serra Dourada, especialmente pela atenção do secretário de saúde, José Carlos, pelo carinho do prefeito Milton Frota e da primeira dama Dié Frota.

A médica Débora frisou que, independente da repercussão política que o Programa Mais Médicos está tendo, elas estão em Serra Dourada para trabalhar, lembrando que a medicina não tem fronteira, não tem cor ou credo. “A medicina é universal e nós não estamos aqui por uma questão política, estamos aqui por uma questão humanitária, para trabalhar e ajudar a melhorar a qualidade de saúde do povo de Serra Dourada,” enfatizou a médica emocionada com a receptividade.


Compartilhe:

Comentários: