Prefeito Demir entrega estrada da Linha São Sebastião em Roda Velha

Texto: Ascom/São Desidério

Fotos: Rodney Martins

 

Na tarde de sexta-feira, 22, o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, e comitiva de secretários e vereadores, participaram de um almoço, na fazenda São Sebastião, no distrito de Roda Velha, oferecido pelos produtores, em comemoração ao término da construção de 25 km da Linha de Produção São Sebastião. A abertura da estrada que beneficia o escoamento da produção agrícola de onze fazendas produtoras de algodão, milho e soja, foi realizada por meio de uma Parceria Público Privada – PPP, entre os produtores e a prefeitura de São Desidério, onde cada parte participou com 50% por cento.

Segundo o prefeito Demir Barbosa a prefeitura sempre esteve ao lado do produtor agrícola. “Hoje comemoramos junto com os produtores a conclusão da estrada, qualidade na linha de escoamento da produção agrícola e a garantia de que os grãos serão transportados com segurança e tranquilidade. Foram vocês produtores quem desbravaram estas terras e quem também colocou o nosso município em evidência, este ano mais uma vez somos destaque em grandes mídias nacional com o maior PIB agrícola do Brasil, muito obrigado a todos vocês”. Para o prefeito, este é também um momento de reafirmar parcerias. “Vamos retribuir com obras, vamos continuar firmando parcerias para produzirmos cada vez mais. Os investimentos em Roda Velha terá o apoio do município de São Desidério, vamos gerar emprego e renda para desenvolvermos cada vez mais este distrito”. Afirma.

São Desidério é uma região agrícola consolidada e de acordo com o produtor rural, Walter Horita, a participação da prefeitura foi fundamental para a realização da obra. “Os plantios da linha São Sebastião somam cerca de 30 mil hectares que dependem dessa estrada para tirar a produção até a BR 020. A entrega dessa estrada hoje demostra que, com a soma de esforços e a participação financeira, foi possível concluir uma obra que a mais de 20 anos estávamos esperando. Hoje temos uma estrada encascalhada, acima do nível das lavouras e que permite o trânsito de caminhão e carro pequeno durante o ano inteiro com segurança e conforto”. Assegura. O produtor e gerente da fazenda São Sebastião, Anildo Kurek, também acompanhou a abertura da linha de produção. “Para nós é um progresso muito grande, eu sei da alegria de todos os produtores que aqui estão, demorávamos em torno de uma hora para sairmos até a BR 020 e hoje gastamos em média entre 20 a 25 minutos. O antes e o depois não tem comparação”. Declara.

Para o secretário de agricultura, José Marques de Castro, um dos maiores gargalos para a agricultura de grande porte, corresponde à questão da logística das estradas, por onde são transportados os insumos para dentro das lavouras e também a retirada da produção dos grãos que dão destaque ao município. “Nossa produção é destaque mais uma vez, por esse ângulo como foi anunciado pelo IGBE, na referente safra 2012, tivemos uma produção agrícola de R$ 2,3 bilhões, 35,2% a mais do que no ano de 2011, isso mostra que São Desidério tem preocupado com as ações dentro do campo de onde tem saído essa produção que dar destaque ao município”. Disse.

O secretário de infraestrutura, o presidente da Câmara e vereadores asseguram que essa conquista faz parte de bons investimentos e da soma de esforços coletivos que também é sinônimo de progresso e desenvolvimento para a produção agrícola do município. “Foi realizado um belíssimo serviço de terraplanagem que vai dar melhor qualidade no transporte de todos os agricultores dessa região”. Disse o secretário de infraestrutura Reginaldo Cesar Filho. “É a realização de um sonho dos produtores do município de São Desidério, estão de parabéns a todos que receberam o apoio da prefeitura na realização desta obra”. Afirma o presidente da Câmara, Manuel Divino de Souza. “Essa parceria é um orgulho para os vereadores e os administradores de São Desidério”. Contou o vereador José dos Santos Oliveira(Camarão). “Essa linha de produção vai mudar o cenário, os produtores realmente precisavam dessa estrutura para o escoamento de suas produções”. Falou o vereador de Roda Velha, Sebastião Teixeira. “Estou feliz com a conclusão desta obra e a maneira como foi realizada”. Falou Maria das Graças Gobbi.


Compartilhe:

Comentários: