Prefeitura de Barreiras intensifica ação de combate a Dengue

A Prefeitura de Barreiras está mobilizada para combater e prevenir os focos do mosquito. Para isso a Secretaria Municipal de Saúde instituiu um Comitê Municipal de Combate a Dengue com diversos setores do governo e da sociedade.

A Secretária de Saúde Regina Figueiredo coordenou na última segunda-feira, dia 04 de março, na secretaria, uma reunião com a equipe responsável pela organização e execução do mutirão preventivo de combate a dengue para traçar um cronograma de visita aos bairros de Barreiras.

O mutirão começa hoje, pelo bairro Buritis e contará com a presença de 60 agentes de endemias, 30 agentes comunitários de saúde e 40 soldados do exército que percorrerão os mais de 540 imóveis do bairro.

Durante o mutirão serão distribuídos sacos de lixo para a população recolher todo material que possa servir de criadouro do mosquito.

A ação contará com a ajuda de parceiros como o DERBA, DIRES e 4º BEC que entrarão com pessoal de apoio, veículos e equipamentos.

Na quinta-feira, dia 07 de março o mutirão será no povoado do Riachinho e contará com agentes de endemias e comunitários de saúde,soldados e enfermeiros que visitarão mais de 150 imóveis. 

Na sexta-feira, dia 08 de março, é a vez do bairro Aratu receber o mutirão que percorrerá mais de mil domicílios.

Durante a reunião foram analisadas a situação das imobiliárias que estão com residências sem moradores, locais propícios ao foco do mosquito.

Outra preocupação são os terrenos baldios, a medida será a continuidade das ações do Barreiras urgente e as notificações que serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura para que os proprietários mantenham os  imóveis urbanos limpos.

Uma outra frente é o envolvimento da sociedade,a exemplo da Câmara de Vereadores, órgãos federais e estaduais, igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas, terreiros, escolas, universidades, construtoras, CDL, empresas de serviços, Coelba, Embasa, empresas de ônibus e  taxistas.

Um Plano de divulgação das ações será desenvolvido pela Diretoria de Comunicação do Município, para mobilizar toda a sociedade na ação preventiva de combate a dengue.

“Precisamos da colaboração da população para vencer a guerra de combate ao mosquito da dengue, precisamos receber de braços abertos os agentes de saúde que visitarão suas casas durante o mutirão”, falou a Secretária de Saúde Regina Figueiredo.

Participaram da reunião representantes do DERBA, da DIRES da DIRCOM, da Vigilância Epidemiológica e da Coordenação de Atenção Básica de Saúde. 


Compartilhe:

Comentários: