Prefeitura de Buritirama em campanha contra o diabetes

buri-71
ASCOM

A Prefeitura de Buritirama, através da Secretaria Municipal da Saúde e a equipe da Unidade de Saúde da Família, aproveitaram a oportunidade e chamaram a atenção do público nesta quinta-feira (13) com uma caminhada para os problemas desta grave doença em crescimento em todo o mundo.

A educação é essencial na prevenção das complicações do Diabetes e ponto central da Campanha do Dia Mundial do Diabetes, que é lembrado neste dia 14 de novembro.

A Dra. Dania Maria, falou aos presentes sobre os sintomas mais comuns do DIABETES que são: muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração. Explicou também que, pessoas com má alimentação, obesas, sedentárias, hipertensas e que possuem antecedentes familiares de diabetes tem fator de risco aumentado para a doença.

A nutricionista Fabrine Cecília Boa Sorte falou da importância de uma alimentação saudável, deve-se dar preferência a alimentos com maior teor de fibras, que retardam a absorção da glicose pelo organismo. As principais fontes de fibras são frutas, legumes, verduras e alimentos integrais. O consumo de gorduras, provenientes de carnes gordas, manteiga, óleos, leite integral, devem ser muito controlado, assim como as gorduras encontradas em frituras.

A Secretária Municipal da Saúde, Nádia Caitano, agradeceu a todos pela participação e por atender ao chamado da Unidade de Saúde da Família, cujo objetivo é prevenir e aconselhar a população para essa doença que atinge tantas pessoas no mundo inteiro.

Para sensibilizar a população em geral sobre os riscos da doença, a Equipe da Unidade de Saúde da Família, sob a supervisão da enfermeira Eva Maria Conceição Silva Borges, esteve verificando a Glicemia Capilar e aferindo a pressão arterial de todos os presentes no evento.

Ao final todos se deliciaram com um café da manhã muito especial, a base de sucos naturais e frutas.


Compartilhe:

Comentários: