Prefeitura de Riachão das Neves realiza a VI Conferência Municipal de Assistência Social

Pedro Nunes

_DSC0858textoA Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram nesta terça-feira 04, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, aberto ao público, aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores Bartolomeu Batista Lopes.

Marcaram presença no encontro, Clicylane Carneiro, que no ato representou a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Célia Lima, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Divinei Arruda, do representante das Entidades de Assistência Social (Bolsa Família), Thiago Chrisostomo, da secretária de Educação Irlane Costa, do prefeito Hamilton Lima, professores, diretores e alunos das escolas estaduais e municipais. O evento contou ainda com a presença do conferencista Fábio Eça, palestrante da Conferência, do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, do Conselho Tutelar, das Equipes do CRAS e CREAS e da Sociedade Civil.

O encontro discutiu o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026, com discurções direcionadas para o Pacto Republicano no SUAS rumo a 2016: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O momento também é de avaliação da política de Assistência Social, bem como  propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Divinei Arruda, a sociedade tem que batalhar para evolução do Sistema Único de Assistência Social. “Quero aqui passar para vocês a importância da busca pelo conhecimento. Temos que pensar em um município mais forte, acredito que a maior riqueza de um município é o povo. Aqui nós temos uma população guerreira, batalhadora, pessoas que fazem a diferença. Vamos debater assuntos que servirão para evolução do nosso Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Riachão das Neves”, finalizou Divinei.

Durante a conferência, houve eleição de delegados que representarão o município na etapa estadual e formação de grupos que deliberaram propostas a nível Municipal, Estadual e Federal.

O SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O prefeito Hamilton Lima falou da importância do evento para o município. “Fico muito feliz em participar desse evento. Quero aqui desejar boas vindas aos membros da nossa sociedade, e dizer que o sucesso desse evento depende da participação de vocês,” enfatizou o gestor.

E para encerrar a conferência com chave de ouro, o professor de Capoterapia, Adilton Pereira, fez uma apresentação cultural com o Grupo de Idosos do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

_DSC0852texto


Compartilhe:

Comentários: