Prefeitura realiza estudo do lixo produzido na cidade

Ascom

O lixo foi coletado em todos os bairros da cidade.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães através da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária (SEMA), com o apoio dos Catadores de materiais reciclados e técnicos da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE), realizou nos dias 31 de março até 04 de abril um estudo gravimétrico dos resíduos sólidos na cidade. O serviço consiste em identificar o perfil dos resíduos sólidos recicláveis produzidos no município, para saber a viabilidade econômica e operacional, em ofertar uma quantidade de produtos recicláveis capaz de gerar receita que torne a Cooperativa de Catadores sustentável.

Nesse sentido, a análise da composição gravimétrica dos resíduos captados pelo município, deve resultar em um relatório quali-quantitativo (tipos de resíduos, respectivas quantidades e potencial econômico) que permita verificar qual é, de fato, a produção de resíduos de cada bairro e construir cenários de indicação econômica e logística para os mesmos.

O_estudo_é_necessário_para_o_andamento_das_atividades_da   Cooperativa de Catadores de  Material Reciclado da cidade.

O relatório deve trazer a caracterização física dos materiais, indicando os valores de contribuição de resíduos por dia, a densidade aparente (kg/m³) e os percentuais da composição gravimétrica dos resíduos gerados (matéria orgânica, materiais recicláveis, rejeitos e outros tipos).

O estudo deverá também indicar a caracterização qualitativa dos resíduos, determinando os materiais presentes no lixo e o percentual que os mesmo ocorrem, bem como indicar as porcentagens das várias frações do lixo, tais como os diferentes tipos de papeis, plástico, PETs, metal ferroso, metal não ferroso, vidro, matéria orgânica e outros.

O_estudo_contou_com_técnicos_responsáveis_da_SETRE_que_e  stão acompanahando a implantação da atividade no município.

Procedimento –  primeiramente foi feito um levantamento sobre o perfil de todos os bairros, posteriormente coletadas amostras de lixo gerado na cidade. Após homogeneizar as amostras, foram retirados 200 quilos de material e encaminhados para o Centro de Triagem, onde os Catadores realizaram a separação  e pesagem do material.


Compartilhe:

Comentários: