PROERD realiza formatura em São Desidério

Texto: Ascom São Desidério

Fotos: Rodney Martins/Arquivo SME

Na manhã de sexta feira ,23, no Ginásio de Esportes Professor Almiro Almeida, foi realizada a formatura de 240 alunos do 5º ano de cinco escolas da rede particular e Municipal de ensino da sede e do distrito de Sítio Grande, que participaram do Programa Nacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD.  

Estiveram presentes no evento o prefeito Demir Barbosa, o coordenador de assuntos estratégicos Jeferson Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores Gerson de Carvalho, a secretária de educação Alaides França, representantes do comando do 10º Batalhão da Polícia Militar de Barreiras, a presidente do Conselho tutelar de São Desidério, Meiriane Santos, diretores escolares, coordenadores, professores, pais e familiares dos alunos. Durante a solenidade os formandos do PROERD prometeram em juramento não fazer uso de drogas.

O objetivo do PROERD é alertar às crianças e adolescente dos perigos que as drogas lícitas e/ou ilícitas causam na vida de cada um e na sociedade. De acordo com a secretária de Educação Alaides França, todo cidadão tem o papel de combater as mazelas sociais, entre elas as drogas. “A educação precisa fazer a diferença e aliar-se ao poder público, o nosso prefeito sempre nos deu apoio aos projetos benéficos para o nosso município e hoje estamos formando multiplicadores no combate às drogas”. Para o ano de 2013, segundo Alaides, a Secretaria de Educação pretende fazer novas parcerias e estender o PROERD para outras escolas. Para o prefeito Demir Barbosa, se o não de hoje dessas crianças e adolescentes prevalecer no futuro, teremos certamente uma sociedade melhor para viver. “Que eles possam ser multiplicadores de tudo o que  aprenderam nas escolas através do PROERD, que eles cresçam ensinando e sustentando em suas mentes a necessidade de se manterem longe de todos os tipos de drogas”. Disse Demir.

O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar Osival Moreira Cardoso, agradeceu o apoio recebido por meio da Secretaria de Educação do município e reiterou a participação da polícia e da sociedade junto ao PROERD. “A gente espera ter cumprido a nossa parte, esperamos também que cada cidadão de São Desidério, toda a sociedade e as autoridades também façam a sua parte no sentido de unir forças para combater a esse mal que vem exterminando a nossa juventude”. Ainda de acordo com Osival Cardoso, a parceria polícia, família e escola é de fundamental importância para a conscientização das crianças e adolescentes dos perigos das drogas. “Não se faz educação somente na escola, é preciso a participação dos pais e da família nessa integração e a polícia só tem a ganhar com a educação de qualidade. Dessa forma, teremos menos usuários e menos violência”. De acordo com a instrutora Neiva Barbosa, o PROERD em São Desidério, renderá bons resultados no futuro. “Eu tenho certeza que eles serão os multiplicadores do PROERD e que estarão trabalhando, não só com as suas famílias, mas também com os amigos, levando o conhecimento adquirido em sala de aula”.

No decorrer do evento houve apresentação de capoeira do grupo Axé Dendê e premiação de um aluno de cada escola que escreveu a melhor redação sobre o que aprendeu durante o curso. As homenagens foram prestadas a aluna, Camila Holanda da Escola Municipal Pedro Ferreira dos Anjos de Sítio Grande, Zoanim Teixeira de Souza da Escola M. Olavo Pereira dos Santos, Maíra Dias dos Santos da Escola M. Presidente Castelo Branco, Pedro Henrique dos Santos da Escola Sementinha do Aprender e para Estefane Sawatzky Dowich da Escola da Terra. O evento foi encerrado com sorteio de brindes. Os alunos Eduardo Santos de Souza e Camila Holanda e Camila de Cássia dos Santos, cada um ganhou uma  bicicleta, em seguida as crianças receberam com alegria e animação o mascote do PROERD, o Leão, foi um momento de muita descontração.

 


Compartilhe:

Comentários: