Projeto Cultura Viva lota Praça Sérgio Alvim Motta em noite do teatro

lem71
ASCOM LEM
A Praça Sérgio Alvim Motta, centro de Luís Eduardo Magalhães, ficou lotada na noite deste domingo (21) no retorno do Projeto Cultura Viva da secretaria de Cultura e Turismo do município. A programação foi toda ela dedicada ao cangaço brasileiro com a palestra “O cangaço no território brasileiro” com o historiador Reizinho Pereira e a espetáculo teatral “A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno”, encenada pela Companhia de Teatro Mistura.

No espetáculo, após sua morte, Lampião, rei do cangaço, depois de ter sua entrada no céu recusada por São Pedro procura guarida no inferno. As peripécias do maior cangaceiro deste país, em sua busca entre o céu e o inferno são contadas com muito bom humor reservando momentos de diversão e boas gargalhadas aos espectadores.

De acordo com Gilberto Morais Junior, diretor da Companhia de Teatro Mistura de Ibotirama e responsável por reviver Lampião na peça, o espetáculo é baseado no texto de cordel dos poetas José Pacheco e Rodolfo Coelho. “A literatura de cordel contagiou o grupo, desde a leitura do texto a identificação foi total, a construção dos personagens, o figurino, as marcações, tudo isso nos ajudou na aproximação com a cultura popular”, disse.

A apresentação deste domingo foi à primeira do projeto Teatro no Cangaço dos Territórios em Luís Eduardo Magalhães. Em 2013, o projeto foi aprovado na segunda chamada do edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA).

Presente ao espetáculo, o prefeito Humberto Santa Cruz fez questão de cumprimentar os atores da Companhia de Teatro responsável pelo espetáculo. “Temos cada vez mais estimular a diversidade cultural em nossa cidade, oferecendo oportunidade a todos de presenciarem bons espetáculos”, comentou o prefeito, lembrando ainda que a secretaria de Cultura e Turismo dispõe de uma grade de oficinas artísticas de música, dança e teatro aberta à população.

lem72


Compartilhe:

Comentários: