Segundo a Odebrecht, empresa responsável pela obra, o protótipo já está praticamente pronto, com o piso nivelado e a infraestura enterrada (tubos e fiação). Assim que forem definidos mais à frente, os projetos de paisagismo, mobiliário urbano e iluminação também estarão representados no protótipo.
A obra de requalificação da Barra tem como objetivo promover a melhoria de toda a infraestrutura urbana e turística do bairro, um dos principais pontos de visitação de Salvador. O projeto é um marco no processo de revitalização do bairro e da atividade turística da cidade.
A obra será realizada em cinco trechos e em duas etapas: uma com conclusão antes do Carnaval e outra a ser finalizada em junho. A primeira etapa compreende os trechos 1, 2 e 3, sendo o primeiro na Avenida Oceânica, que vai do Barra Center ao Farol da Barra.
O segundo trecho atinge a Avenida Sete de Setembro, do Farol da Barra ao Forte Santa Maria, com início da intervenção na segunda semana de novembro. O trecho 3 engloba as ruas Barão de Sergy e Barão de Itapuã, com intervenções a serem iniciadas também em novembro.
Após o Carnaval, será iniciada a segunda etapa nos trechos 4 e 5. O trecho 4 está localizado na Avenida Sete de Setembro, entre o Forte Santa Maria e o Forte São Diogo, e o quinto a sofrer intervenção é a Rua Almirante Marques de Leão, com ambas as obras finalizadas na primeira quinzena de junho.