Qualidade e diversidade da Agricultura Familiar na EXPOAGRO

Texto e fotos: Cheilla Gobi

A qualidade e a diversidade da Agricultura Familiar estão mais uma vez representadas na 31ª Exposição Agropecuária de Barreiras – Expoagro, que segue até domingo (07/07), no Parque Engenheiro Geraldo Rocha uma realização da prefeitura de Barreiras.

Dentro do espaço de 600 metros quadrados do estande do SEBRAE é possível conhecer, e adquirir, o fruto do trabalho de mais de 40 produtores, são cerca de 15 municípios representados com empreendimentos de alimentos e bebidas, e ainda artesanato. O evento é uma oportunidade para que os grupos de agricultores familiares e artesãos troquem experiências e possam fechar novos negócios.

Para o gerente regional do SEBRAE Barreiras, Emerson Cardoso, a participação da agricultura familiar na feira é uma das grandes atrações do evento, pelos produtos diferenciados. “Temos diversos segmentos, algumas das atividades são, a mandiocultura, fruticultura, laticínios, piscicultura, cachaça e derivados da cana, artesanato, turismo e apicultura”.

Balbino de Almeida Souza da Cooperativa Regional de Apicultores do Médio São Francisco, já participa da Feira há seis anos, e segundo ele é uma experiência agradável. “Através da Feira a gente consegue atrair clientes não só da região, mas também de outros estados. O objetivo final é fechar muitos negócios, e estamos otimistas”, disse ele.

Além do espaço, o SEBRAE apoia os expositores com o transporte e também a hospedagem.

Políticas de apoio à agricultura familiar

Nas últimas décadas, a discussão sobre a agricultura familiar vem ganhando força devido aos entraves que os produtores familiares têm para comercializarem seus produtos, sendo a venda o principal gargalo. Para atender aos aspectos essenciais das cadeias produtivas, o governo brasileiro criou políticas de apoio, visando melhorar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Nós temos duas políticas públicas muito interessante para este público que a gente trabalha,  o PNAE e o PAA e também uma outra vertente que é através da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB,  a gente consegue organizar os produtos para que os empreendedores possam efetivamente oferecer com qualidade e regularidade de oferta isso oportuniza uma série de ganhos para o agricultor familiar”, garantiu Emerson.

Além da exposição dos produtos, a Feira oferece ainda palestras focadas para a agricultura familiar durante todos os dias, a partir das 08h30min, uma parceria do SEBRAE com a prefeitura de Barreiras, EBDA, ADAB.

 

 

 


Compartilhe:

Comentários: