Riachão das Neves: 52 de história e muito progresso

ria1Texto e Fotos: Jayme Modesto
No dia 19 de julho Riachão das Neves completou 52 de emancipação politípica administrativa. Criado em 1962, o município tem a população estimada, de acordo com dados do IBGE de 2010, em aproximadamente 22 mil habitantes e sua denominação originou-se da existência do riacho que banhava a sede do município que ficou conhecido como Riachão das Neves.

Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do século XIX por colonos vindos da província de Pernambuco, posteriormente, pertenceu ao município de Cotegipe e acabou sendo desmembrado e se emancipou como município de Riachão das Neves. Atualmente a cidade conta com os distritos de São José, as margens do Rio Grande, Taguá e Cariparé. Riachão possui ainda belas paisagens, a se ver pela subida da serra próxima à sua sede.

Ao completar 52 de independência, a população tem motivos de sobra para comemorar. Riachão hoje é uma cidade melhor para se viver, tem se destacado cada vez mais no cenário regional e é referência em gestão pública. A atual gestão vem investindo pesado nas áreas prioritárias como: infraestrutura, saúde, educação, social, esporte e cultura.

Esse é o retrato da próspera Riachão das Neves, que alcançou esse patamar graças ao empenho de sua administração que não tem medido esforços para transformar o município em um lugar bom para se viver.

O prefeito Hamilton Lima, conhecido pelo estilo ágil e inovador de atuar, além da excelência na escolha de sua equipe de governo, vem dando passos ousados para tocar o desenvolvimento do município, demonstrando muita competência e comprometimento com seu povo, prestando contas do que fez com os recursos públicos nestes 19 meses de gestão. Uma série de obras foi entregue à população, em todas as áreas da administração, tanto na sede como na zona rural. Ações que tem melhorado consideravelmente a vida dos riachãoenses. É o imposto pago pela população revertido em benefícios.

riachao4O Estádio Municipal Duduzão foi construído em 1988 na gestão do ex-prefeito Antônio Américo, em 1990 recebeu as torres com luminárias, de lá para cá, estava completamente abandonado servindo como deposito de sucatas.  Depois de mais de dez anos, a atual administração através da secretaria de infraestrutura, promoveu uma ampla reforma no estádio com recursos próprios do município. Nova pintura, iluminação com refletores e lâmpadas de Led, nivelamento com grama aparada, novo sistema de irrigação, com aspersores spray embutidos no solo.

Em Junho o prefeito Hamilton Lima já havia promovido uma verdadeira maratona de inaugurações.  Oito novos equipamentos públicos foram entregues à população de Riachão das Neves. O prefeito realizou a entrega das obras, acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativo do Estado da Bahia, o deputado Marcelo Nilo, o deputado federal Oziel Oliveira, a deputada estadual Kelly Magalhães.

“Nós estamos aqui para lutar por esse município e é importante que a população observe o trabalho que esta sendo desenvolvido, as obras que estão sendo realizadas, tudo que foi conquistado nestes 19 meses de gestão e perceba que os bons tempo de Riachão das Neves voltou”, disse Hamilton.  

Em apenas um ano e nove meses de gestão do governo “Unidos pela Reconstrução” transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras dando um salto na qualidade de vida e avanços na infraestrutura. O prefeito Hamilton iniciou o seu primeiro mandato com a mesma determinação do, não menos respeitado ex-prefeito, Antônio Américo, seu pai. Em pouco tempo de administração, a população já começa a colher os frutos do trabalho desempenhado em prol da população de Riachão das Neves.

riachao2“O que estamos fazendo é simplesmente empregar o dinheiro público onde tem que ser empregado, de forma correta e racional. Não gastamos além do que arrecadamos e, o mais importante é saber que cada centavo do dinheiro público tem que ser valorizado”, assegurou ele.

Conforme explica Hamilton, o primeiro passo foi estruturar a cidade, dando condições para o desenvolvimento de forma sustentável do município para as próximas décadas, além de investir em parcerias com os governos federal e estadual, com intuito de garantir recursos e novos investimentos para Riachão.  “Agora o maior desafio é trabalhar para oferecer a nossa população qualidade de vida, sanar o déficit habitacional, valorizar o social e proporcionar lazer para o nosso povo”, evidencia.

Com essa receita aparentemente simples, Hamilton Lima mostra que é possível trabalhar, ainda que as Prefeituras estejam sobrecarregadas de obrigações e tendo as suas receitas reduzidas a cada ano, em Riachão não é diferente. “Temos muitas obrigações e os recursos são poucos. Mas gastamos com parcimônia e respeito ao dinheiro do contribuinte, aplicando exatamente no que deve ser aplicado. Assim, podemos realizar uma gestão transformadora, melhorando a qualidade de vida da nossa população”, disse o prefeito.

riachao3

Obras inauguradas e reinauguradas
Entre as obras inauguradas ou reinauguradas estão: o Posto de Saúde da Família (PSF) Mãe Venâncio; Creche Municipal, Avenida João Muniz de Souza; Sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), PSF Jardelino dos Santos Bomfim; Sede da Secretaria Municipal de Educação; Asfalto da Avenida Wilson Carvalho da Cunha; Praça Deusilio Cardoso dos Santos da quadra poliesportiva com academia ao ar livre.

O prefeito Hamilton Lima garante que os resultados só se deram graças ao esforço da equipe de governo e colaboradores que trabalham incansavelmente. “Agradeço toda à equipe de governo e colaboradores, os principais corresponsáveis pelo êxito da administração”, finaliza.

Programação Especial
Em homenagem aos 52 anos do município uma vasta programação foi preparada nos dias 18 e 19 com a realização do Toque Brasileiro, em parceria entre o Governo Municipal e a Rede Bahia de Televisão.

Para marcar a data a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, trabalhou para desenvolver o melhor trabalho possível para divertir a população. No dia 18 de julho, com a Praça do Fórum completamente estruturada para a realização do Toque Brasileiro, foram feitas apresentações das bandas Os possuídos do Forró, Os Patrões do Forró, Diego Marques e Luciano, Abílio dos Teclados, Fabio Duran e Lula Brasil, Ronaldinho e Cia e Pegada do Povo, de Cariparé.

Já no dia 19, data da Emancipação Política de Riachão das Neves, a programação teve inicio às 7h com a realização da Maratona Esportiva, com corrida rústica, tiro livre e ciclismo – masculino e feminino. Foi feito o hasteamento da Bandeira Nacional, em frente à Prefeitura. A parte cívica teve apresentação da Banda do 4º BEC e da Fanfarra Municipal Escola 19 de julho.

Durante o dia também foram realizados os concursos de dança, poesia e canto, para os alunos do ensino médio das escolas municipais e estaduais de Riachão das Neves. O Governo Unidos pela Reconstrução aproveitou a data para fazer a reinauguração do Estádio Duduzão. A população pôde prestigiar a partida entre a seleção de Riachão das Neves e o time Valença Esporte Clube de Brasília.

Ainda em clima de comemoração de aniversário, a prefeitura realiza nos dias 24, 25 e 26 a Festa de Santana. Atrações como Leo Santana, Toinho e Cia, Mala 100 Alça, Robson & Tiago e Saiddy Bamba agitaram os três dias de festa.


Compartilhe:

Comentários: