Riachão das Neves comemora Festa de Santa Cruz de Alfavaca

Prefeito Hamilton Lima e aliados políticos participaram dos festejos

_DSC0182texto

Pedro Nunes

A festa religiosa de Santa Cruz de Alfavaca, em Riachão das Neves já virou uma tradição que vai passando de geração em geração. O evento é realizado todos os anos sempre na mesma data entre 01 a 03 de maio. Este ano a festa recebeu pessoas de diversas partes da região e até mesmo de outros estados brasileiros, que vieram demonstrar fé, devoção e também pagar promessas.

O evento religioso é realizado numa parceria entre os fieis e a Prefeitura de Riachão das Neves. A população monta barracas para comercialização de comidas, bebidas, confecções e artesanato. Três bandas animaram as noites de festa, Tone e Jú, Toinho & Cia e Pegada do Povo.

Desde o início do século XX, os devotos se reúnem em volta de uma Cruz para agradecer as bênçãos alcançadas. Alfavaca é uma localidade do Distrito de Cariparé, situada na zona rural. Até hoje o surgimento da tradição chama a atenção. Segundo conta a história, tudo começou quando um homem saiu da cidade da Barra rumo ao Estado do Goiás, com uma Cruz nas costas pagando promessa.

Cansado, caiu justamente na localidade da Alfavaca. Ainda de acordo com as informações, este homem, ouviu vozes pedindo para que a Cruz fosse cravada neste lugar, por ser considerado um local sagrado. Desde então a romaria não parou mais. A fé dos católicos na Santa Cruz da Alfavaca é tanta que nenhuma construção foi feita na área, que para eles deve ser usada somente para adoração._DSC0153texto

_DSC0187texto


Compartilhe:

Comentários: