Riachão das Neves realiza entre os dias 10,11 e 12 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2014

Planejamento Participativo e inclusão é o tema central das discussões educacionais em Riachão

Texto: Catarina Araújo

Fotos: Jayme Modesto

Início de ano é um período muito importante para a educação, mais especificamente para as escolas, é nessa temporada que as equipes gestoras da educação organizam, planejam e estabelecem como será o andamento do ano letivo.

Nesse sentido, a Prefeitura de Riachão das Neves, através da Secretaria Municipal de Educação está realizando entre os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2014. Trazendo o tema: “Planejamento Participativo e Inclusão”. O encontro está acontecendo no Club Recreativo da cidade.

A Jornada Pedagógica constitui-se como um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, a fim de consolidar o planejamento das atividades para o ano letivo de 2014. Esse planejamento é desenvolvido a partir da reflexão sobre o desempenho dos estudantes, prevê também, a elaboração de metas, estratégias e ações inclusivas para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, além da construção de um currículo articulado que potencialize a aprendizagem dos estudantes.

Com um auditório cheio de professores e demais profissionais da educação, o educador e mestre do Rio Grande do Sul Danilo Gandin, ministrou a palestra de abertura sobre o tema Planejamento participativo e inclusão. Recebido com entusiasmo pela plateia, Danilo discutiu uma temática muito pertinente da área educacional e agradou o público.

A secretária de educação do município, Irlane de Santana falou da importância do evento para a educação de Riachão das Neves. “A nossa Jornada Pedagógica é sem dúvidas um momento reflexivo de estudo e organização dos trabalhos a serem realizados no ano de 2014, com o objetivo de refletirmos acerca dos aspectos educacionais na diversidade e reconhecermos a importância da educação inclusiva” afirmou a secretária. O evento objetiva ainda reconhecer e valorizar a educação do campo, desenvolver oficinas nas diversas áreas do conhecimento e também perceber a importância da sequência didática para o trabalho na sala de aula.     

Participaram da palestra de abertura na noite de ontem (10), gestores das unidades escolares do município, docentes, secretários escolares, agentes administrativos e autoridades municipais, entre elas o Prefeito Municipal Hamilton Lima e a coordenadora geral Romênia Barbosa de Carvalho, além do Juiz de direito da comarca Dr. Euclides Arruda e vereadores.

Os trabalhos serão intensos durante os três dias de jornada, com várias palestras, reflexões, oficinas e informações. Essa programação visa melhorar o desempenho do ensino-aprendizagem nas escolas. Oportuniza a capacitação dos professores e ainda o uso de novas metodologias na sala de aula.

As novas técnicas possibilitam melhor desenvolvimento da educação do município, bem como contribuir para o crescimento da motivação dos alunos com o estudo. Dessa forma, eles estarão também mudando aos poucos a realidade local.


Compartilhe:

Comentários: