Riachão das Neves: Usuários de drogas terão atenção especial

ria-71
ASCOM

O município de Riachão das Neves é mais um a receber o Projeto Caminhos do Cuidado, lançado em 2013 pelo Ministério da Saúde.  O principal objetivo é prevenir o uso de drogas, identificar os usuários e trabalhar de maneira que conscientize estas pessoas a se afastarem do vício, facilitando assim, a reintegração à sociedade. O projeto Caminhos do Cuidado está sendo realizado em todo o país, pois o índice de brasileiros que sofrem com o problema de dependência química é preocupante.

O projeto é voltado para treinar agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem a lidar com usuários de álcool, crack e outras drogas. De acordo com o Ministério da Saúde, são estes profissionais que geralmente tem o primeiro contato com o usuário de droga, daí a importância de conhecer sintomas e comportamento. Ainda de acordo com o Governo Federal, devido a facilidade de proximidade com o público, são profissionais que tem uma oportunidade maior de começar um trabalho de conscientização. Desta forma serão ampliadas as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta.

A capacitação em Riachão das Neves começou hoje. O curso será desenvolvido durante três meses. Foram formadas duas turmas de 30 alunos. A meta do Governo Federal em todo o país é capacitar mais de 290 mil agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem.


Compartilhe:

Comentários: