Roda Velha – Estudantes da sede do município visitam Plano Piloto da Coleta Seletiva

Na quarta-feira, 17, os alunos da 8ª série da Escola Municipal Germano Rodrigues de Carvalho visitaram a sede da Central de Triagem da Coleta Seletiva e Ecoponto de Pneus, onde funciona o plano Piloto do Projeto de Coleta Seletiva dos Materiais Recicláveis, localizado em Roda Velha 3. Os alunos foram recepcionados pelo prefeito Demir Barbosa, o vice eleito Reginaldo, pelo secretário de Meio Ambiente e a coordenadora do projeto, Patrícia Sousa.

“De segunda a sexta-feira o caminhão da coleta seletiva faz o recolhimento nas três Roda Velha e Recanto Feliz, atendendo a todas as casas e comércios cadastrados pelo projeto. Aqui acontece a separação do materiais recicláveis recolhidos de acordo o material, plástico, papel, vidro e alumínio. Feito isso os materiais são prensados, enfardados, pesados, armazenados e depois comercializados. São onze postos de trabalho que geram emprego e renda para o distrito”, disse a coordenadora. A prova disso se confirma na fala de Daiana Pereira, que trabalha como auxiliar administrativa na Central de Triagem. “Esse projeto veio em boa hora, eu e os demais funcionários estávamos desempregados e hoje sinto feliz por ter um trabalho e estar contribuindo para o meio ambiente do local onde vivo”. Sobre essa afirmação discorreu o prefeito. “É um importante projeto para São Desidério e a pretensão do governo municipal é que ele se estenda muito em breve para a sede do município”.

A visita marcou o encerramento do projeto Multiplicadores Ambientais, desenvolvido na escola. “Não poderíamos concluir esse projeto tão importante sem que os alunos tivessem essa importante oportunidade de conhecerem o tratamento dado ao lixo e reciclagem que hoje é realidade em nosso município, aqui no distrito de Roda Velha”, disse a professora Graziela Pereira. Para a estudante Talita Labibe valeu a pena percorrer 130 km. “Com certeza essa visita só confirmou na prática o que foi estudado em sala de aula, além de ser mais interessante ver como a reciclagem acontece na prática”.
O Projeto Piloto do Programa Coleta Seletiva no distrito é uma ação das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura. “São Desidério sai na frente dos outros municípios baianos em cumprir a legislação ambiental com base na Lei Federal 12.305 de 02 de agosto de 2010, que obriga todos os municípios brasileiros a elaborarem e implantarem o plano de gerenciamento de todos os resíduos sólidos produzidos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.

Roda Velha está localizada a BR 020 e nas proximidades da BA 463. Destaca-se por ser uma região produtora que concentra grande número de fazendas e empresas que produzem uma grande quantidade de resíduos recicláveis que anteriormente eram depositados no lixão trazendo grande impacto a meio ambiente e à saúde das pessoas. O projeto da coleta seletiva é parte integrante do Plano de Gerenciamento Integrado de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município, no qual pretende-se dar destinação adequada a pelo menos 30% do material reciclável gerado no distrito. Conforme o Plano de Gerenciamento pretende-se cumprir outra etapa em breve que é a construção do aterro sanitário, que segundo a Legislação deve ser realizado até 2014.

Texto e fotos: Ascom da Prefeitura de São Desidério


Compartilhe:

Comentários: