São Desidério – informa – Parque Municipal Lagoa Azul recebe aceiração ambiental

 

 

 

 

 

 

 

Para prevenir e preservar a sustentabilidade ecológica, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, por meio do Departamento de Turismo e com apoio do Departamento de Proteção ao Meio Ambiente e o Centro Nacional de Prevenção aos Incêndios Florestais- PREVFOGO realizou no mês de julho, o processo de aceiração no Parque Municipal da Lagoa Azul, há aproximadamente 17 km da sede de São Desidério.

O Parque Municipal da Lagoa Azul fica em uma área de proteção ambiental, um dos pontos turísticos de São Desidério, e possui paredões rochosos e uma lagoa de água límpida que pode chegar a cerca de 40 metros de profundidade. “É lugar que merece cuidados, e a finalidade do aceiro é evitar que incêndio de outras propriedades vizinhas entre em contato com o Parque Municipal,” afirma o guia de turismo, Jucelino Ferreira.

“O aceiro feito no parque é uma medida mitigadora contra incêndios florestais que frequentemente acontecem em nosso município, prejudicando o Meio Ambiente no geral e a saúde da população, pois é nessa época que aumentam as doenças ligadas ao sistema respiratório, justamente pela falta de qualidade do ar”. Declarou o diretor do Departamento de Proteção ao Meio Ambiente, Vagner Manheze.

Além das propriedades, o desbaste de aceiro é feito em volta de matas, coivaras e outros locais, provocando a descontinuidade da vegetação, que para o fogo serve como combustível e, assim, diminuindo a chance de se provocar um incêndio florestal. O aceiro é aberto preventivamente. “A abertura de aceiros para a defesa de floresta é uma prática ambiental em locais onde há incidência de incêndios e queimadas,” assegura o diretor de Departamento de Turismo, Silvio Ferreira.

A equipe do PREVFOGO trabalhou na limpeza feita em volta das cercas de arame, obedecendo à distância média de 3 metros, que já é considerada uma faixa segura, para diminuir o impacto ao Meio Ambiente, uma vez que ao abrir o aceiro a vegetação é suprimida.

Texto: Diego Souza
Fotos: Arquivo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo


Compartilhe:

Comentários: