São Desidério – Informa -Vigilância Epidemiológica realiza bloqueio epidêmico em Roda Velha I

Vigilância Epidemiológica realiza bloqueio epidêmico em Roda Velha I

A integração das atividades de Vigilância Epidemiológica e controle vetorial são de fundamental importância para o sucesso do controle da doença. Constatados pequenos focos do mosquito da dengue em período não epidêmico no distrito de Roda Velha I, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Endemias iniciou na ultima terça-feira, 24, as aplicações de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) reduzem ou mesmo interrompem a transmissão e eliminação do mosquito.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Dorimar Almeida, o acompanhamento dos níveis de infestação vetorial as atividades de vigilância entomológica devem ser executadas rotineiramente em toda área urbana do município, com a finalidade de levantar os índices larvários. “Logo que se tenha conhecimento da suspeita de caso de dengue, no
período não epidêmico, devem ser organizadas ações de bloqueio na área provável de transmissão, visando eliminar o vetor”, disse Dorimar.

Além de palestras já realizadas em escolas com pais e alunos, foi concluído também o trabalho de mutirão que contou com a participação da comunidade. “A população tem que se conscientizar da importância dessas ações feitas pelos os agentes de saúde, todo o processo de prevenção está sendo realizado para evitar a multiplicação do mosquito”, complementou o coordenador.

As atividades de rotina têm como principal função reduzir os criadouros do mosquito, empregando-se preferencialmente métodos mecânicos. Os larvicidas, quando indicados, devem ser empregados somente nos recipientes que não possam ser removidos, destruídos, descartados, cobertos ou manipulados de forma que se tornem incapazes de permitir a reprodução do vetor. As ações de rotina, além de contribuir para a redução da infestação por aedes aegypti, podem evitar a sua reintrodução em outras áreas.

Texto: Diego Souza
Fotos: Arquivo da Vigilância Epidemiológica e Endemias

 


Compartilhe:

Comentários: