São Desidério: o maior produtor de grãos do Norte e Nordeste completa 53 anos

Uma semana com extensa programação festiva e cultural, de 21 a 28 de fevereiro

texto3 

Texto e fotos: Jayme Modesto

Para comemorar o 53º aniversário do próspero município de São Desidério, a Prefeitura do município, através da secretaria de Cultura Esporte e Lazer, organizou uma semana com extensa programação festiva e cultural, com início em 21 e término no dia 28 de fevereiro.

As comemorações teve início no sábado (21), com a inauguração de 8 km de pavimentação asfáltica, no povoado de Morrão, melhorando assim, a infraestrutura do povoado que é um dos principais pontos de encontro de turistas nos finais de semana.

No domingo, (22), às 05 horas da manhã, a população sãodesiderense foi despertada com uma alvorada pelas principais ruas da sede. Às 07hs, uma missa campal na Praça Abelardo Alencar, às 08hs, um momento cívico com hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e do município na mesma Praça. Na sequência, por volta das 08h30min, o tradicional Rally Masculino de Bike.

texto

texto1

Nesta segunda-feira, (23), às 19 horas, o público prestigiará uma sessão de cinema na Praça Abelardo Alencar.

Já na terça-feira (24), durante todo o dia, haverá lançamento e entrega dos cartões postais do museu municipal, no próprio Museu Olavo Pereira dos Santos e a partir das 19 horas, acontecerá a 7ª edição do projeto Clube da Leitura com o lançamento do livro, ‘O lugar onde vivo’, na biblioteca Municipal Dom Ricardo Weberberger.

Quarta-feira, (25) tem mais descontração. A partir das 19 horas, na Praça Abelardo Alencar, apresentação de dança e entrega dos certificados do curso de  dança e na sequência, o público assistirá apresentação de peça teatral, encenada pela Cia de Teatro Trakinus.

Na quinta-feira, (26), a população terá uma tarde de lazer, por volta das 17 horas, na Praça Abelardo Alencar.

A programação festiva dos 53 anos do aniversário de São Desidério, encerra no fim de semana com o grande festival musical ‘Canta e Encanta’. Na sexta-feira, (27), acontecerá a primeira fase do concurso e no sábado, o público conhecerá os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar. As duas fases do concurso acontecerá na Praça Abelardo Alencar.

Terra do desenvolvimento

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

São Desidério no Oeste da Bahia, distante 860 km de Salvador é o maior produtor de algodão do Brasil. No ranking nacional, o município detém o título de maior produtor de algodão e lidera a produção de grãos do norte/nordeste brasileiro. O município se destaca ainda pelos encantos e belezas, atrativos estes, indescritíveis aos olhos de quem conhecem.

São Desidério desponta no cenário nacional como um novo e promissor roteiro turístico. Pessoas de vários lugares do Brasil e até mesmo de outros países visitam os atrativos turísticos locais, um lugar para quem gosta de contato direto com a natureza.

O município detém um potencial turístico que se configura em 146 grutas catalogadas entre elas, o Buraco do Inferno com 4 km de extensão e uma depressão de cerca de 60 metros e 300 de diâmetro, nove sítios arqueológicos, cavernas com inscrições e pinturas rupestres. O maior lago subterrâneo do Brasil, denominado Lago do Cruzeiro, que possui uma das maiores bacias hidrográficas do nordeste rica em biodiversidade com 24 rios perenes, entre estes, a nascente do Rio Grande, o principal afluente da margem esquerda do Rio São Francisco. Cachoeiras e lagos, paredões rochosos com até 40 metros de altura favoráveis a prática de rapel e tirolesa, trilhas ecológicas e fenômenos naturais, como o do Sumidouro, onde se forma uma espécie de piscina natural na qual a água sobe e desce num ritmo marcado pela própria natureza, denominado sifão.

Mensagem do prefeito

texto2

Presidente da Câmara de vereadores, Antenor Barbosa, prefeito Demir Barbosa e o vice-prefeito, Reginaldo César

“O dia de hoje tem um brilho festivo que resguarda em teu seio acolhedor o nosso povo lutador, que é formado por uma mistura de credos e de ideologias diversas! Porém, o que nos une numa comunhão de irmãos: é você São Desidério! A nossa mãe terra, a nossa cidade encantadora que hoje completa os seus 53 anos de história e que guarda na sua memória a luta dos seus desbravadores, dos seus construtores, dos seus filhos e filhas amadas, dos seus heróis encantados e aqueles que vivem no anonimato, que através de muitas lutas e resistências trouxeram para este povo com amor, suor e muita labuta, a construção de suas histórias marcada pelo brilho de muitas vitórias! Eu sou grato a Deus por fazer parte da história desta linda cidade Parabéns são Desidério!” prefeito Demir Barbosa.


Compartilhe:

Comentários: