São Desidério promove 2ª mobilização ao Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente

Texto e fotos: Diego Souza

????????

Para comemorar o Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, a prefeitura  municipal de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social-CREAS, promoveram na última quinta-feira, 15, uma passeata na cidade com participação da comunidade civil, alunos e professores das escolas municipais e estaduais. O evento contou com a presença da secretária de Assistência Social do município, Maria Adalgisa, vereadores, secretários de governo e funcionários.

 ????????

O objetivo da passeata foi conscientizar a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra a criança e o adolescente, com ênfase para prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e a exploração sexual, bem como colher informações acerca da demanda e da estrutura hoje existente no município, “Na perspectiva de definir estratégias para seu aperfeiçoamento e articular “rede de proteção” aos direitos infanto-juvenis capaz de fazer frente aos desafios e perigos a que nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais expostas em seu dia a dia”, disse a secretária de Assistência Social, Maria Adalgisa.

????????

A Lei Federal 9.970/200 institui o 18 de maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a exploração Sexual contra Criança e Adolescente. Em São Desidério foi realizada uma mobilização nas escolas públicas durante a semana entre os dias 05 a 13  e no dia 15 de maio como culminância do Projeto Faça Bonito, a passeata deu inicio  na Praça Emerson Barbosa em frente a Prefeitura e finalizou na Praça Abelardo Alencar. “Essa mobilização é uma forma de mostrar a sociedade que devemos sempre proteger as nossas crianças e adolescestes que sofrem esse tipo de abuso. O Creas, em parceria com a secretaria de Assistência Social, estamos preocupados em combater essa pratica que está acontecendo no mundo todo. Hoje, percebemos a presença da comunidade, pais, alunos e autoridades, fico feliz pois o nosso objetivo é trabalhar em prol do bem social”, frisou o coordenador do CREAS, Tiago Portela.

????????

O evento foi ilustrado com a apresentação de uma peça teatral da CIA de Teatro Trakinus, com o tema, “Combate ao Abuso Sexual”. A equipe do CREAS, promoveu um concurso de redação entre os alunos das escolas municipais e estaduais em que os mesmos tinham que elaborar um texto com a proposta textual, “Meu Corpo, Meu Tesouro”. “A intenção maior foi tentar descobrir nesses textos alguma descoberta por parte dos alunos que tem medo de falar algo que está acontecendo no seu dia a dia voltado para a logica de algum tipo de abuso”, finalizou o coordenador do CREAS, Tiago Portela.

 ????????


Compartilhe:

Comentários: