São Desidério realiza a tradicional Pegada do Mastro neste sábado

foto 3
ASCOM São Desidério /Fotos: Rodney Martins e Cris Santos
Neste sábado (06) os foliões, fiéis e devotos de São Desidério participam da tradicional festa da Pegada do Mastro. O evento é a busca dos mastros do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município para o hasteamento das bandeiras.

A concentração acontecerá na Praça Abelardo Alencar, a partir das 08 horas para a partida rumo à Cabeceira da Mamona, a 06 km da sede, local aonde acontece a manifestação. O retorno à sede está previsto para as 17 horas no qual os homens carregam os mastros nas costas, percorrendo as principais ruas da cidade. Obedecendo a um ritual, os mastros são retirados no primeiro sábado de agosto.

A Pegada do Mastro é uma manifestação religiosa e cultural centenária que atrai centenas de pessoas em São Desidério. Acontece anualmente no primeiro sábado de setembro e também faz parte do calendário cultural de São Desidério. É um realização do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer em parceria com os capitães dos mastros.

foto 1

 


Compartilhe:

Comentários: