São Desidério – Saúde apresenta sessão de cinema para a melhor idade

Para o entretenimento e a aproximação dos idosos atendidos pelo Posto de Saúde Familiar – PSF -Antônio Pereira da Rocha, a equipe de profissionais da saúde realizou nesta quarta feira, 28, no auditório da unidade uma sessão de cinema com o filme “Dois Filhos de Francisco”. Após a exibição do filme aconteceu um momento de reflexão e troca de experiências entre os profissionais da saúde e os idosos acerca da história apresentada.

De acordo com a Drª Adelle Nobrega, a sessão de cinema tem o objetivo de melhorar a integração dos idosos com a equipe de profissionais da saúde, e proporcionar a troca de experiências para a melhoria da autoestima e da qualidade de vida, além da ressocialização deles com a sociedade. “Muitos deles nunca param para ver um filme, procuramos mostrar filmes que tragam alegria e temas de discussão. No caso da história de hoje, falamos da esperança, do fato de nunca desistir e do apoio da família em situações adversas. A gente fala também de doença, cura e qualidade de vida. Participar com eles desses momentos de lazer faz aumentar o vínculo e a confiança, e assim, podemos fazer com que eles não deixem de comparecer às consultas para o melhor controle da pressão, da diabetes e da saúde”. Disse Drª Adelle Nobrega.

O Posto de Saúde Antônio Pereira da Rocha, tem hoje 985 famílias cadastradas com 3.824 pessoas. Desse grupo, 284 são idosos cadastrados no Programa Saúde do Idoso e assistidos com atendimento médico, odontológico e de enfermagem. As consultas dos idosos com diabéticos e hipertensão são previamente agendadas toda semana. Ainda são realizadas consultas domiciliares a acamados e outros com dificuldades de locomoção. “Esse é um momento muito gratificante, a gente faz o convite e eles sempre comparecem e interagem. Todos aqueles que ali estão sempre comparecem para o controle e a prevenção da saúde deles”. Disse a coordenadora da PSF, Elisete Barbosa Rocha. Dona Antônia Brustolin, marcou presença no encontro pela primeira vez. “Achei excelente este momento, estou aqui com o meu esposo vendo o filme, revendo os amigos e espairecendo um pouco, não quero perder o próximo encontro”. Quem também se entusiasmou com o momento de integração foi a senhora Rita Afonseca Montalvão. “Esse momento é muito bom para a troca de ideias”. Afirma.

Para o odontólogo Ronaldo Inácio, o contato frequente entre os idosos e os profissionais da saúde, facilita realizar o diagnóstico de problemas que podem ser identificados e tratados precocemente. O profissional ainda recomenda aos idosos os principais cuidados com a saúde bucal: “Os idosos devem fazer uma visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano, com a idade avançada os problemas mais frequentes não são as cáries e sim periodontais, gengivais e nas mucosas (tecidos moles). É aconselhável escovar os dentes ao menos quatro vezes ao dia e quem não tem dentes deve escovar a língua e a gengiva, além de incluir no cardápio uma alimentação saudável”. Assegura Ronaldo Inácio.

Texto e fotos: Ascom São Desidério


Compartilhe:

Comentários: