Secretaria de Assistência Social promove palestra sobre direitos previdenciários

ASCOM

Para orientar a comunidade sobre direito previdenciários, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Agência da Previdência Social de São Desidério realizou nessa terça-feira, 22, no Centro Cultural Celso Barbosa, uma palestra que teve como objetivo conscientizar a população a respeito de benefícios e contribuições previdenciárias e assistenciais. Estiveram presente no evento a secretária de Assistência Social Maria Adalgisa, a secretária de Administração e Planejamento Elionete Alves, autoridades e comunidade local.

A palestra foi mediada pelo técnico previdenciário Dilson Oelson, que explicou medidas de como adquirir direitos previdenciários. “É um sistema de proteção social que, mediante contribuição, assegura o sustento do trabalhador e de sua família, por ocasião da aposentadoria, doenças, invalidez, gravidez, prisão, morte ou mesmo idade avançada”, destacou.

A Previdência Social é um regime contributivo, portanto, para ter direitos aos benefícios, é preciso estar inscrito e manter o pagamento das contribuições em dia. Cumprindo essas duas exigências, a pessoa passa a ser considerada segurada da Previdência Social. “Todos brasileiros a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência Social e pagar mensalmente a contribuição para assegurar os seus direitos e a proteção à sua família”, esmiuçou o técnico previdenciário.

Para a secretária de Assistência Social Maria Adalgisa, a palestra foi um momento de socialização e cidadania. “Firmamos a parceria com a previdência Social a fim de trazer os profissionais para conhecer os benefícios previdenciários e assistenciais que são de grande importância, pois assim podemos atender nossos usuários melhor, orientando-os corretamente e também objetivamos chamar atenção daqueles que ainda não são assegurados para se inscreverem e passar a usufruir dos seus direitos e assim terem um futuro melhor”, falou.

Durante a palestra foram abordados os temas: Categoria de Segurado do Regime; Formas de contribuição da dona de casa; Contribuição do empreendedor individual; Aposentadoria por tempo de contribuição; Aposentadoria por idade; Salário-maternidade; Auxílio-doença; Benefício assistencial ao portador de deficiência; Benefício assistencial ao idoso.


Compartilhe:

Comentários: