Secretaria de Educação realiza primeira etapa para Construção do Plano Municipal de Educação

Texto e fotos: Adinete Batista

??????????

A secretária de Educação, Alaídes França, representantes de conselhos, sindicatos e do legislativo, diretores e professores e grêmio estudantil reuniram-se nesta quinta-feira, 22, no auditório da prefeitura com a intenção de formar o Grupo Colaborativo para Construção do Plano Municipal de Educação – PME para o decênio 2015/2025.

Fazem parte do grupo colaborativo, a secretária de Educação, representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Escolar, de diretor de escola rede pública, de professor da educação básica, do sindicato de professores, do Conselho do FUNDEB, da Educação Superior e da rede privada de ensino, de estudantes e pais, além dos representantes de Educação Especial e do Setor Financeiro.

O perfil do grupo colaborativo compreende as atribuições de, conhecer a legislação educacional e do sistema municipal de ensino, ter desenvoltura na articulação com pessoas e órgãos da educação municipal, adquirir conhecimento de informática e prática em sistematização e análise de dados.

Na elaboração do PME, cabe ao grupo, analisar dados e informações sobre a oferta e a demanda educacional do município, a consistência das metas, e coerência do conjunto das estratégias, avaliar o texto base do plano, realizar um diagnóstico do município, considerando os aspectos, sociais, político e educacionais e mobilizar a sociedade civil e política sobre o plano.

O PME será alinhado ao Plano Nacional de Educação – PNE e Plano Estadual de Educação – PEE e desenvolvido através do esforço conjunto e de um trabalho voluntário do grupo e comissões representativas que serão criadas para acompanhar e analisar a construção. Sua conclusão está prevista para meados do mês de novembro e terá validade por 10 anos. No processo de elaboração, próximo passo será mobilizar a comunidade civil e organizada para apresentação da proposta.

??????????

Segundo a secretária de Educação, Alaídes França todos os municípios devem estar com seus planos elaborados e atualizados. “O PME funciona com um instrumento de gestão pública e educacional, uma vez que ele norteará os rumos da educação, evidenciando as nossas potencialidades e fraquezas e assim iremos projetar metas e diretrizes de acordo ao orçamento e realidade municipal. Vamos delinear e organizar nossas ações, projetos e programas de acordo ao PME. Portanto cabe a cada um que faz parte do grupo, ter compromisso e responsabilidade para a construção que não é tarefa fácil, mas gratificante, pois é a partir dele que estaremos garantindo uma educação de qualidade aos nossos filhos”, destacou.


Compartilhe:

Comentários: