Secretaria de saúde de Buritirama realiza exame de glaucoma

Reinaldo Rolon

A Prefeitura de Buritirama, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil – ISOB realiza nesta terça-feira (30/07) o exame para o diagnóstico do glaucoma (doença ocular que pode levar à cegueira).

Desde as primeiras horas da manhã, centenas de pessoas aguardavam a triagem para efetuar o exame clínico.

Conforme a Secretária de Saúde, Nádia Caitano, a doença não produz sintomas característicos, portanto somente é perceptível através dos exames clínicos (exame de fundo de olho) verificando a pressão intra-ocular e alterações no nervo ótico. Assim foi tomada a iniciativa por parte do governo municipal.

São pacientes de risco os que têm acima de 35 anos e os portadores de diabetes. É importante considerar também o histórico familiar para o diagnóstico, pois cerca de 6%  das pessoas com glaucoma já tiveram um caso na família.

Adira ao tratamento. Muitas pessoas deixam de seguir as orientações do oftalmologista,  primeiro pela ausência de sintomas, depois, porque os medicamentos são muito caros. Essa falta de cuidado pode trazer graves consequências, segundo informações de profissionais da área.


Compartilhe:

Comentários: