Umob pleiteia convênio com Estado e Consórcio Regional para aquisição de Patrulha Mecanizada

ASCOM

A União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) realizou na terça-feira, 06, uma reunião extraordinária presidida pelo prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, presidente da entidade, para tratar da possibilidade de um convênio com o Governo Estadual e formalização de um Consórcio Regional para obtenção de uma Patrulha Mecanizada.

Segundo a proposta o maquinário será disponibilizado para o Consórcio, cabendo a ele, promover o revezamento entre os municípios participantes. “É importante ressaltar que essa patrulha mecanizada será de todos os municípios que integram a Umob. Vamos estabelecer um cronograma de atendimento obedecendo as demandas de cada município”, disse o presidente Humberto.

O presidente disse ainda acreditar no potencial destes consórcios que vem sendo realizados pela Umob. “Acredito muito nesses consórcios, principalmente para captarmos recursos do governo Federal, porém é necessário que a entidade esteja organizada no que diz respeito aos trâmites internos”, complementou.

O prefeito de Wanderley, José Conceição acredita que o consórcio será de grande valia, principalmente para os municípios com menos recursos.  “Wanderley passa por uma situação muito difícil. Nosso maquinário precisa de reparos, estão sucateados e não temos condições de investir nesse momento”, comentou o prefeito, reiterando que o Consorcio Regional para obtenção de Patrulha Mecanizada ajudará e muito a população do seu município, em especial da zona rural.

Além do prefeito José Conceição, também participaram da reunião extraordinária, os prefeitos de São Desidério, Demir Barbosa; Cotegipe, Marcelo Mariani; Formosa do Rio Preto, Jabes Junior; Baianópolis, Anderson Cleiton e Gilvan Pimentel de Catolândia. Os municípios de Cristopólis, Barra e Angical enviaram como representantes, José de Carvalho, Luis Aurélio e Simone Leal, respectivamente. Sérgio Pitt, coordenador de desenvolvimento e articulação regional da Umob, também participou da reunião.

Outro tema debatido foi a Lei que autoriza os municípios integrantes da Umob a contribuírem mensalmente com a entidade. O projeto encontra-se em processo de aprovação nas respectivas Câmaras de Vereadores dos municípios. O Programa Luz Para Todos do Governo Federal recebeu atenção especial do prefeito Marcelo Mariani, de Cotegipe. “As obras de eletrificação rural de Cotegipe estão muito lentas, já foram aprovadas e temos recursos para um bom andamento, porém existe algo que está travando as obras”, desabafou. Mariani solicitou, durante o encontro, uma reunião entre a Umob e a presidência da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Por fim, o grupo tratou sobre o Seminário do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que será realizado no dia 29 de agosto, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).


Compartilhe:

Comentários: