UMOB promove 1ª reunião ordinária

Texto: Cheilla Gobi

Fotos: Jayme Modesto

Aconteceu na noite de quinta-feira, 14, a 1ª reunião ordinária da União dos Prefeitos do Oeste da Bahia – UMOB, realizada na sede da entidade, em Barreiras.

Durante a reunião foi deliberada e aprovada a ata da reunião anterior – dezembro – eleição da nova diretoria, discussão e apresentação da minuta de lei para aprovação nas câmaras de vereadores, que autoriza o poder executivo dos municípios a contribuir mensalmente com a União dos Prefeitos do Oeste da Bahia. Diversos assuntos foram discutidos, mas o principal foco do encontro foi sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – Siconv.

O presidente da UMOB, Humberto Santa Cruz, alertou quanto ao prazo máximo para encaminhamento de propostas. “Os prefeitos têm até o dia 04 de abril para apresentar propostas aos Ministérios em Brasília, mas até o dia 03, os municípios precisam verificar quais projetos querem apresentar para os Ministérios em Brasília, isso é de fundamental importância, um grande desafio”.

O Siconv é uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. Esse repasse acontece por meios de contratos e convênios destinados à execução de programas, projetos e ações de interesse comum. Para apresentar propostas de trabalho, os municípios devem fazer o credenciamento via internet.

O presidente propôs fazer pela UMOB, pois segundo ele, no Brasil serão apenas 300 propostas do sistema digital. “Se entrarmos com a UMOB só conta uma proposta, e entram os 15 municípios na mesma proposta. A UMOB vai dar assistência a todos os municípios, para que eles possam apresentar os projetos até o dia 03 de abril”, afirmou.

De acordo com Humberto as cidades da região oeste, precisam está interligadas em um projeto chamado “Oeste Digital”. Conforme, Santa Cruz, o município de Luís Eduardo já tem os recursos para interligação de todas as escolas, postos de saúde, hospitais por fibra ótica. “Queremos fazer isso para todos os municípios da região, para que todos sejam interligados por fibra ótica, isso daria uma melhor qualidade de internet e eu me proponho aqui a ajudar, porque eu já conseguir no ano passado um milhão e setecentos mil para Luís Eduardo e esse ano começa a interligar, é um grande diferencial, pago pelo Ministério de Ciência e Tecnologia”, garantiu.

Humberto falou ainda sobre a parceria da União dos Prefeitos da Bahia – UPB e UMOB. “Como vice-presidente da UPB estamos reivindicando um veículo para atender a UMOB, este é um exemplo. A UPB tem um quadro técnico que poderia ajudar na elaboração dos projetos, tem a parte jurídica, toda uma equipe administrativa que pode tratar de assuntos do município em Salvador. Vamos fazer esta ligação entre a União dos Prefeitos da Bahia e a União dos Prefeitos do Oeste”.

Para a próxima reunião no mês de abril, com data a ser definida, assuntos como, a aprovação do estatuto, a elaboração e aprovação dos consórcios intermunicipais entrarão em pauta. As reuniões da UMOB serão mensais.

A primeira reunião ordinária, contou com a presença dos prefeitos de Riachão das Neves Hamilton Lima, Baianópolis Anderson Cleyton, São Desiderio Demir Barbosa, Wanderley José Conceição dos Santos, Angical Leopoldo Neto, e do vice-prefeito de Barreiras, Carlos Augusto (Paê).


Compartilhe:

Comentários: