Umob realiza encontro para tratar de Saúde e Educação no oeste

A União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob), realizou nesta quinta-feira, 28, um encontro na Sede da entidade em Barreiras para tratar de assuntos referentes à Educação e Saúde dos municípios da região oeste. Alguns prefeitos comentaram a situação atual de suas secretarias.

O prefeito de Formosa do Rio Preto e vice-presidente da Umob, Jabes Junior disse que no município foi necessário realizar correções nos erros das aplicações da Lei de Remuneração. O assessor técnico da prefeitura de Formosa, Aparecido Freitas abordou ainda a necessidade dos governos municipais se precaverem da indústria do aperfeiçoamento. Neste caso Aparecido abordou as comparações salariais entre os professores que estão atuando dentro da sala de aula e os que estão fora da sala de aula.

O prefeito de Wanderley José da Conceição relatou que em seu município também acontece esse tipo de situação. “Podemos pensar em fazer um Plano Regional para estabelecer os mesmos valores para os municípios da Umob”, disse. Marcelo Mariani, prefeito de Cotegipe corroborou a ideia de José Conceição dizendo que as prefeituras devem estar alinhadas com os sindicatos. “Sou a favor de incentivar quem está dentro da sala de aula, trabalhando duro e por isso devem ser reconhecidos”, comentou.

Para o prefeito de Catolândia, Gilvam Pimentel, os municípios pequenos sofrem muito com essa questão de pagamento da folha da Educação. “Temos que ser realistas e fazer reuniões com a população e não se intimidar com os números, enfrentar os fatos seja como for, para que as pessoas saibam que os prefeitos estão se esforçando e fazendo o possível para que ninguém seja prejudicado. Fazer justiça e valorizar o professor que está dentro da sala de aula”, desabafou.

O presidente da Umob, Humberto Santa Cruz, sugeriu uma reunião com os secretários de Educação de todos os municípios participantes da entidade para discutir o Plano de Carreira do Magistério. Além de Educação, outro tema que debatido foi a Saúde na microrregião oeste.

Humberto Santa Cruz abordou a importância da criação de um Consórcio de Saúde na região oeste. A empresa Linea Consultores Associados de Brasília, representada pelo Dr. Sady Carnot Falcão, apresentou um diagnóstico situacional e perfis socioeconômico e epidemiológico da Microrregião de Saúde de Barreiras para os gestores municipais. “Com esse consórcio os secretários de saúde receberão atribuição para gerir os recursos do SUS”, disse o presidente da entidade, Humberto Santa Cruz.

Presenças

Estiveram presentes o prefeito de São Desidério, Ademilton Barbosa, Cristópolis, Antônio Pereira, Baianópolis, Anderson Clayton, Angical, Leopoldo de Oliveira, Catolândia, Gilvan Pimentel, Mansidão, Ney Borges, Wanderley, José da Conceição, Cotegipe, Marcelo Mariane, Formosa do Rio Preto, Jabes Junior, Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz. O município de Barreiras foi representado pelo chefe de Gabinete, Dourivaldo Rodrigues e a secretária de Saúde, Regina Figueirêdo. O deputado João Leão (PP) aproveitou a ocasião para abordar algumas emendas parlamentares de sua autoria para a região e também a homenagem que receberá da Câmara de Barreiras com o título de Cidadão Barreirense.

Ascom UMOB 

Fotos – Claudio Foleto Ascom Lem 


Compartilhe:

Comentários: