Unidade de Combate a Incêndios Florestais será implantada em São Desidério

ASCOM

Na quinta feira, 17, a Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia – AIBA, por meio do presidente, Júlio Cesar Busato e da diretora de Meio Ambiente da Associação, Alessandra Chaves, apresentaram no auditório da prefeitura, a Unidade de Combate a Incêndios Florestais, que será implantada em São Desidério, pelos produtores rurais em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município. O prefeito Demir Barbosa, o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior, o coordenador regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, Saul Cavalcante, e coordenadora de fiscalização de campo do Programa Bahia sem Fogo do INEMA, Fabíola Cotrim e representantes da Sykué Bioenergia participaram do encontro.

Os produtores disponibilizarão para a brigada voluntária de Combate a Incêndios Florestais, uma estrutura que contará com avião agrícola com rádio e identificação de foco de incêndio, quatro carros pipas de 30 mil litros, duas pá carregadeiras, quatro tratores pesados com grades para aceiros, três pulverizadores autopropelidos de 3 mil litros, ônibus e toda linha de equipamentos de proteção individual – EPI,s  e equipamentos manuais. “Teremos um gerente para identificar e avisar a equipe de combate em tempo ágil e eficiente, esse é um plano piloto que sendo eficaz queremos replicar em outros municípios e regiões”. Disse o presidente da AIBA, Júlio Cesar Busato.

Ainda de acordo com Júlio Busato, cerca de aproximadamente 15 fazendas participarão do combate aos incêndios em uma área delimitada na região de 456,397 mil hectares. “Dentro dessa área todo incêndio que acontecer será combatido pelas fazendas envolvidas, os produtores estão preocupados e nós investimos muito em melhorias do solo com braquiária e com milheto, então o que o produtor menos quer é fogo dentro da sua propriedade. Estamos montando hoje uma forma organizada para que os produtores disponibilizem os equipamentos para formar a brigada de combate a incêndios e tudo isso será coordenado pela secretaria de Meio Ambiente de São Desidério”. Afirma.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior, essa unidade é uma Parceria Público Privada, onde a prefeitura está dando total apoio. “’É de suma importância porque no ano passado nós tivemos um grande foco de incêndios florestais nesta época do ano em nosso município, e essa unidade vêm com toda estrutura para reforçar tanto na forma de combate como de prevenção”. Garante. O prefeito Demir Barbosa acrescenta. “Essa parceria é tudo de bom, porque fortalece o nosso município por meio da brigada voluntária e do apoio dos produtores a atuar  com mais eficácia no combate e na prevenção aos focos de incêndios florestais que acometem nossa região. Disse.

De acordo com a coordenadora de campo do Programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, com as ações de fiscalização, educação ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais, o Comitê Estadual atua no oeste da Bahia desde 2009. “As ações vem acontecendo em diversas comunidades de ribeirinhos, indígenas e nos assentamentos, além de outras ações na parte de atuações de atos administrativos, no caso notificações e advertências junto com as prefeituras municipais e com o estado. Temos ainda um trabalho de fortalecimento de grupos organizados com empresas, com a AIBA, com os sindicatos  dos trabalhadores rurais e cooperativas da região”. Assegura.


Compartilhe:

Comentários: