ASCOM
Durante esta semana os vereadores realizaram visitas às unidades municipais de educação, atividade que resultará na elaboração de documento enumerando problemas no setor para ser encaminhado a autoridades educacionais e fiscalizadoras, com pedidos de soluções. Sete escolas foram observadas, abaixo um resumo das carências:
-Escola Municipal Tarcilo Vieira de Melo: falta material pedagógico (houve aquisição de uma parcela com restante da verba de 2012); as obras da quadra poliesportiva foram suspensas; a estrutura física com 21 anos de construção nunca passou por reformas; há vazamentos em algumas salas; há janelas com vidros quebrados expostos; os banheiros estão sem pia e sem ralo.
-Escola Municipal Alberto Amorim: falta de transporte escolar; há problemas na instalação elétrica; inadequações nos banheiros; móveis entulhados; falta de portas em algumas salas, despensa sem condições de armazenar alimentos (necessidade de dedetização), falta de ventilação.
-CAIC – Centro de Atenção Integral à Criança: na cozinha, a câmara fria e o exaustor não funcionam; há problemas nas instalações hidráulica e elétrica; falta de limpeza na área externa; falta de capina; banheiros impossibilitados de uso.
-Escola Municipal Professora Cleonice Lopes: limpeza geral extremamente precária (sem funcionários para a função); sem capina; lousas quebradas; janelas com vidros quebrados expostos; vazamentos e infiltração.
-Escola Municipal Otávio Mangabeira Filho: banheiros precisam de revisão na parte hidráulica e elétrica; necessidade de capina e poda de árvores; não há banheiros para os funcionários; auditório desativado (foi transformado em almoxarifado); infiltração no teto; sala de informática há três anos com somente mobília e sem computadores; necessidade de dedetização; falta de água quase diária.
-Escola Municipal Vereador Eudilton Miranda: o piso está danificado; a fossa está cedendo; há somente um banheiro para funcionários e dois para alunos; não há espaço para realização do Programa Mais Educação; cantina muito pequena e com grade de proteção que deveria ser móvel.
-Escola Municipal Santa Luzia: necessidade do serviço de capina; revitalização da quadra de areia e cobertura da quadra de cimento; salas de leitura e de informática pequenas para a demanda (necessidade de revezamento); somente banheiro feminino para professores, o masculino é usado como almoxarifado; alagamentos constantes dos banheiros com vazamento para o corredor das salas; falta de estrutura para realização do programa Mais Educação.