Wanderley sedia segunda reunião itinerante da UMOB

Texto: Catarina Araújo

Fotos: Jayme Modesto

O município de Wanderley sediou na tarde de ontem, 13, a segunda reunião ordinária itinerante da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB). O segundo encontro de 2014, promoveu a discussão de várias ações para o presente ano. O evento aconteceu no espaço do Club Escorpius, com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores e um grande público.

Dentro da pauta foi debatida a avaliação da situação de organização dos Consórcios, a reavaliação dos encaminhamentos da audiência realizada no dia 24 de fevereiro, com o governador Jaques Wagner e ainda uma palestra sobre Procedimentos de Auditoria/Tribunal de Contas dos Municípios foi ministrada pelo Inspetor Regional, Fernando Esquivel.

A reunião foi coordenada pelo prefeito de Cotegipe Marcelo Mariani, tesoureiro da entidade, em decorrência da ausência do presidente, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz por motivos de saúde.

O prefeito de Barreiras Antonio Henrique também não pode estar presente e foi representado pelo secretário de Meio Ambiente Nailton Almeida, assim como Carlúcio Nogueira secretário municipal de desenvolvimento, indústria e comércio representou o prefeito de Formosa do Rio Preto Jabes Lustosa.

“Esse evento foi de grande importância, onde os prefeitos conseguiram sanar várias dúvidas e também demonstrar que a UMOB é uma entidade eficiente, que objetiva o desenvolvimento da região e Wanderley faz parte desse contexto, e em breve fará sua adesão à entidade”, afirmou o Prefeito anfitrião José Conceição.

O palestrante Fernando Esquivel, inspetor regional do TCM-Tribunal de Contas dos Municípios, comentou sobre os procedimentos da auditoria, onde o órgão realiza diversas inspetorias e explicou aos gestores como a entidade procede com cada caso e falou ainda sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal “é uma lei muito rigorosa, mas isso acontece porque no passado havia um endividamento muito grande dos municípios, ela foi criada com o objetivo de minimizar esse endividamento, existem alguns projetos tentando flexibilizar, mas ainda não conseguem porque os legisladores entendem que esse é o melhor caminho”, conclui.

Além dos prefeitos, marcaram presença Erica Barata operadora técnica de consórcio, Sergio Pit coordenador de política regional  e Norival Silva consultor técnico todos da UMOB, e também a presidente da câmara de Wanderley Fernanda Sá Teles.

Os prefeitos que estiveram presentes na reunião foram: Anderson Cleyton–Baianópolis, Marcelo Mariani-Cotegipe, Marcio Mariano-Muquém, Antônio Pereira Cristópolis, Ney Borges-Mansidão, Joaquim Geraldo-Santa Rita de Cássia, Hamilton Lima-Riachão das Neves, Gerson Bonfantti Vice-Prefeito de Formosa do Rio Preto, Marcos Alecrim Vice-Prefeito de Luís Eduardo Magalhães e o anfitrião Prefeito de Wanderley José Conceição.


Compartilhe:

Comentários: