5 maneiras de reduzir o consumo do sal

IBGE afirma que brasileiros ingerem mais do que o dobro de sal recomendadoO programa “Meu Prato Saudável”, do Hospital das Clínicas e do InCor (Instituto do Coração), foi criado para orientar a população que deseja manter um estilo de vida saudável. As dicas são divulgadas no site e compartilhadas nas redes sociais, e também por um aplicativo de celular. Um dos alertas desse projeto foi destacar o uso exagerado de sal.

A função do sal no organismo humano é controlar as substâncias que entram e saem das células – regulando a quantidade de nutrientes e água. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados, no máximo, cinco gramas diárias de sódio por pessoa. Entretanto, o IBGE afirma que os brasileiros consomem doze gramas, em média. O resultado desse excesso é a hipertensão.

Uma pesquisa estima que, países em desenvolvimento, como o Brasil, podem ter um número de hipertensos 80% maior até 2025. O estudo foi realizado, pela Escola de Economia de Londres (Inglaterra), em parceria com o Instituto Karolinska (Suécia) e a Universidade do Estado de Nova Yorque (EUA).

Para seguir na contramão dessa estatística, listamos abaixo as dicas do Meu Prato Saudável, que têm por objetivo diminuir a quantidade de sal na alimentação e ter mais qualidade de vida.

— Use ervas e temperos como alho e cebola para intensificar o sabor dos alimentos. Pimenta-do reino, canela, cúrcuma, manjericão fresco, sumo de limão, entre outros, podem dar um gosto especial aos ingredientes de uma refeição.

— Aproveite as nozes, castanhas, abacate e os óleos vegetais, que são ricos em gorduras do “bem”, para usar nas suas preparações.

— Grelhe ou asse seus alimentos. Ao assar, por exemplo, vegetais e carnes, é possível sentir um gosto levemente adocicado, típico deste modo de preparo.

— Opte pelos alimentos integrais: geralmente, estes produtos contêm menos sal quando comparados às versões refinadas. Na hora de preparar o arroz integral, por exemplo, a quantidade necessária para dar o sabor salgado é bem menor que o arroz branco.

— Diminua o consumo de alimentos industrializados: procure manter uma alimentação saudável e opte pelos alimentos in natura. Tire da sua lista de compras os embutidos e temperos prontos, e sempre leia o rótulo dos alimentos para conferir a quantidade de sódio que está sendo ingerida.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: