74% dos brasileiros nunca compraram pela internet, diz pesquisa

O estudo foi feito pelo Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), dá conta de que 74% dos brasileiros nunca compraram pela internet. De acordo com o site ‘Uol’, mesmo entre os jovens ou brasileiros com renda e escolaridade mais altas, a quantidade de pessoas que nunca usaram a internet para comprar também é alta.

O percentual de consumidores que jamais fizeram compras pela internet atinge 65%, sendo eles jovens de 16 a 24 anos. Na faixa etária de 25 a 34 anos, a porcentagem chega a 67%. São proporções elevadas, mas elas ficam ainda maiores entre os mais velhos. Entre 35 e 44 anos, a parcela dos que nunca compraram pela internet alcança 74%. Para pessoas de 45 a 54 anos, o percentual é 79%. Para consumidores com 55 anos ou mais, o percentual sobe para 87%.

Questionados sobre as desvantagens, 15% das pessoas apontaram a falta de contato com o produto, que é escolhido a distância, difícil trocá-lo ou devolvê-lo e a demora na entrega. Já as vantagens, 21% acham que a principal é o menor preço do produto, enquanto 19% avaliam a compra como mais prática e cômoda.

A pesquisa revelou ainda que os produtos mais comprados são eletrônicos, como aparelhos de TV, DVD e celular. Eles foram citados por 51% dos consumidores. Em seguida, os eletrodomésticos, apontados por 27%. Os calçados, bolsas e acessórios foram lembrados por 17%. Na sequência, os itens de vestuário (16%), livros (13%), CDs e DVDs (12%) e perfumes e cosméticos (11%).

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: