Abrir janelas, lavar as mãos e usar antibiótico direito evitam doenças

Bactérias resistentes preocupam muito a Organização Mundial de Saúde.
Alguns remédios para sífilis, infecção urinária e diarreia já não funcionam.

Com o uso exagerado e muitas vezes errado de antibióticos em todo o mundo, têm surgido inimigos cada vez mais fortes e resistentes – as superbactérias. Esse problema preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois alguns remédios contra sífilis, gonorreia, tuberculose, infecção urinária e diarreia já não funcionam.

Segundo o infectologista Caio Rosenthal e a pediatra Ana Escobar, é preciso ter sempre a receita (em duas vias) e uma orientação médica antes de começar a tomar um antibiótico. Ana Escobar também destacou que não se devem usar os medicamentos que sobraram do último problema nem compartilhar esses remédios, pois isso pode favorecer o aparecimento de bactérias mais difíceis de ser combatidas. Para quem faz uso de antibióticos, é preciso ainda tomar sempre o comprimido no horário certo e completar o ciclo de tratamento.

Os especialistas também indicam abrir sempre as janelas e deixar o ar circular, mesmo no inverno, para evitar contaminações por vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados como ônibus, quartos e escolas. Além disso, ao sair do transporte público, do banheiro, chegar em casa ou antes de comer, é importante lavar bem as mãos com água em sabão ou álcool em gel.

Fonte: G1 / Bem Estar


Compartilhe:

Comentários: