Alunos estão saindo da escola sem saber direito português e matemática

Menos de 30% saem do Ensino Médio dominando a língua portuguesa.
Menos de 10% saem com conhecimento adequado em matemática.

A educação pública no Brasil é uma área que ainda precisa de muito investimento. Um relatório divulgado na quinta-feira (2) mostra que os alunos do Ensino Médio estão saindo da escola sem saber direito matemática e português.

Faltava um ano para o Ulisses Cordeiro concluir o Ensino Médio, mas aos 18 anos, ele deixou os estudos para trabalhar e ajudar a mãe. “Eu nunca imaginei que ia ter que abandonar os estudos. Foi difícil abandonar”, diz.

Quase a metade dos jovens no Brasil não consegue terminar o Ensino Médio até os 19 anos. Quem termina, não aprende o que deveria.

“O mesmo se aplica ao Ensino Fundamental. Precisam melhorar os indicadores de desempenho escolar nessa etapa para o jovem conseguir chegar no Ensino Médio na idade certa e acompanhar o que se propõe”, explica Alejandra Velasco, coordenadora do movimento Todos pela Educação.

Em matemática, o desempenho tem sido péssimo. Menos de 10% dos alunos saem do Ensino Médio com o conhecimento adequado e menos de 30% terminam dominando as regras da língua portuguesa.

O último balanço do movimento Todos pela Educação mostra também que 1,6 milhão de brasileiros entre 15 e 17 anos estavam fora da escola 2013, mas quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade certa, pode tentar corrigir a situação fazendo um curso supletivo.

Hoje, 3,6 milhões de pessoas estão matriculadas em programas de educação para jovens e adultos.

Fonte: G1 / Hora 1


Compartilhe:

Comentários: