Aneel aprova e tarifas de energia na Bahia são reajustadas em 10,45%

Novos valores passam a valer a partir da próxima quarta-feira (22)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta quarta-feira (14), o reajuste para consumidores residenciais de 10,45% na tarifa da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Os novos valores englobarão 5,5 milhões de unidades consumidoras, entre casas, indústrias e pontos comerciais, em 415 municípios do Estado.

A conta, que sofrerá reajuste de 10,45% a partir da próxima quarta-feira (22), no entanto, terá um valor modificado para a indústria (alta tensão), que pagará 13,34% a mais. O novo valor foi aprovado durante Reunião Pública e após um cálculo que considerou o aumento do custo de distribuição gerado pela inflação e de outros índices e encargos do setor.

Já houve um aumento em 2015. No mês de março, a conta de luz já havia ficado mais cara após revisão tarifária extraordinária, aprovada pela Aneel para 58 concessionárias. Na Bahia, a Coelba reajustou o preço do kilowatt por hora (kw/h) em 5,4%. A revisão extraordinária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras, e permite que a agência revise as tarifas para equilibrar os contratos economicamente.

Fonte: iBahia


Compartilhe:

Comentários: