Aprovados na Polícia Civil vão ser convocados até junho na Bahia

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa

Convocação de dois mil aprovados no concurso da Polícia Militar de 2012, regionalização da saúde e obras em rodovias da Bahia são alguns dos assuntos que Rui Costa destaca no programa ‘Diga Aí, Governador!’ desta semana.

“Eu ainda vou chamar policiais civis cujo concurso está sendo concluído. Ainda neste primeiro semestre, eu também chamarei os policiais aprovados no concurso”, diz o governador ao comentar a postagem do internauta Daniel Sobral dos Santos, no Blog do programa.

Ainda na edição, tem destaque o depoimento da secretária de Saúde de Porto Seguro, Edna Alves, ressaltando a importância da parceria entre o Governo do Estado e prefeituras para melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.

Sobre o assunto, Rui Costa anuncia que vai se reunir com prefeitos para apresentar o projeto da regionalização da saúde, na sexta-feira (20/3).

Rui anuncia reunião com alguns prefeitos e prefeitas, e com os presidentes de consórcio, para apresentar o projeto da regionalização da saúde na Bahia, que será feito através do consórcio de saúde. “Nós vamos colocar dentro do serviço do consórcio, inclusive, a policlínica, que fará ressonância magnética, tomografia, rastreamento de câncer de mama. Enfim, fará todos os exames que hoje as pessoas precisam viajar até Salvador para fazer”, enumera.

Em relação à recuperação e construção de estradas – ponto questionado pelo internauta Veco de Encarnação -, Rui Costa responde que as obras estão sendo retomadas. “Nós estamos retomando todas as obras de estrada. E eu quero, nesse primeiro semestre, colocar a todo o vapor todas as obras que foram iniciadas, que incluem essa obra de Salinas, de Nazaré e Santo Antônio”.

Veja a íntegra da entrevista

Edmundo Filho
Governador Rui Costa, é com alegria e satisfação que voltamos a conversar numa semana em que comemorou no Domingo, o Dia Internacional da Mulher com uma extensa programação. Tudo bem, governador?

Governador Rui Costa:
Tudo bem. Foi um dia especial, Dia Internacional da Mulher, dia de se comemorar, de refletir sobre esse dia sobre a luta das mulheres. Afinal de contas a data surgiu para representar o momento de avanço das conquistas e de igualdade entre homens e mulheres. Eu cheguei até aqui graças a esta mulher que me ensinou, não só me deu a vida, mas me ensinou determinação, raça, coragem, obstinação para seguir enfrentando as dificuldades da vida e, portanto, é um dia para dar muito carinho e afeto à mulher que é na unidade familiar uma base fundamental.

Edmundo Filho:
O senhor começou a semana abrindo o ano letivo, em Salvador, com uma série de programações culturais e educacionais. Já no sábado, em Cabaceiras do Paraguaçu, percebi sua emoção ao ouvir a adolescente Isabela Serra da Silva, de 12 anos, recitando um poema de Castro Alves. Vamos rever?
“Juntar as rosas da vida
.Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!” – As Duas Flores – Castro Alves.

Rui Costa:
Olha, além da Isabela, teve o Welber também, cerca de 9 anos de idade, e que também declamou um poema de Castro Alves. O que mais me impressionou nos dois foi a alegria e quanto eles tinham internalizado, eu diria, a autoestima e o orgulho deles. Isso serve de referência eu acho para toda juventude, e eu sinto, graças a Deus, uma alegria enorme dessa juventude, mas eles fazem questão, praticamente em todas as escolas que eu fui, os alunos fazem questão de apresentar ali os talentos revelados: quem declama poesia, quem canta, quem apresenta uma dança. Então, na verdade, a minha visita está se transformando não só no bate papo com alunos e professores em visita as instalações físicas, mas está também em uma excelente oportunidade até de me emocionar. Muitas vezes as lágrimas vinham aos olhos quando eu vejo esses jovens se apresentar em todas as escolas, então a emoção é sempre grande.

Edmundo Filho:
Emoção também, governador, para a diretora de uma Escola Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, Maria José Santana, beneficiada com uma cisterna:
“… e a cisterna resolve, e vai beneficiar bastante. E lá é uma comunidade muito carente, e eu tenho certeza que depois disso aí, a dificuldade que estavam tendo lá na escola vai ser resolvida.”

Rui Costa:
Olhe, primeiro nós estamos reforçando para que mais rapidamente possível todas as escolas da Bahia, municipais e estaduais, tenham abastecimento de água. Muitas por sistema simplificado, por tubulação a partir da Embasa, mas também em outras, mesmo onde tenha essa tubulação, nós queremos fazer a coleta de água de chuva dos telhados implantando cisterna nessas escolas. Para fazer um uso mais racional da água, e eventualmente incentivar também o cultivo de horta dentro das unidades escolares, aquelas que têm área própria para isso, como eu visitei agora no sábado em Cabaceiras, tinha uma escola que tinha horta, porque tinha área destinada a isso, e nada melhor do que ao invés de usar água tratada nós possamos usar água coletada da chuva.

Edmundo Filho:
Garantindo também participação para quem acessa e interage no Blog em nosso site www.secom.ba.gov.br/digai destacamos o comentário de Rita de Cássia Silva Pereira sobre a sua determinação em valorizar o ensino público. Rita sugere ainda que se faça a formação de representantes dos pais nas escolas públicas. Diga aí, governador!

Rui Costa:
Eu acho a ideia excelente, Rita. Nós já anotamos sua sugestão e nós vamos lançar o Pacto pela Educação, e eu acho que é uma medida plenamente aceitável, é uma excelente medida, já que nós queremos aproximar a família da escola, é ter representantes que tenham capacitação para saber como funciona a escola, quais são os recursos que são transferidos diretamente a escola, que algumas ações a Secretaria da Educação contrata e manda para a escola, a exemplo dos livros, mas outras ações, o dinheiro vai direto para a escola, então é importante que os pais tenham conhecimento disso, até para poder acompanhar e sugerir alterações no uso desses recursos ou estabelecer prioridades.

Edmundo Filho:
Ainda no Blog Diga Aí, a Ana Paula Cardoso, de Jequié, expressa sua preocupação com o fim do contrato via PST, governador.

Rui Costa:
Ana, eu tomei uma iniciativa, que eu acho bastante positiva para a Educação, que é fazer concurso público até dezembro desse ano, preenchendo as vagas que faltam para professores. Como o concurso tem um processo mais lento, eu determinei que fosse transformado todas as vagas de PST em Reda, para que? Para poder criar uma relação de remuneração e respeito maior aos professores e, portanto, você que é PST, Ana, e todos os outros que têm contrato de PST, poderão, primeiro, se inscrever na seleção do Reda. Desde já eu lhe peço que você se inscreva para disputar essa vaga no Reda e continuar lecionando nas nossas escolas estaduais, e todas as pessoas podem, todas podem se inscrever na seleção do Reda, e também, desde já, vamos estudar, se preparar, reforçar os estudos para até o final do ano, nós queremos realizar o concurso para professor, e você também haverá de disputar essa vaga para se tornar professor efetivo da rede estadual.

Edmundo Filho:
Governador, o seu ritmo de trabalho não para. Tem mais agenda de visitas, entregas no interior do estado para esta semana?

Rui Costa:
Sim! Nós vamos a Araçás entregar unidades habitacionais, calçamento. Eu vou a Porto Seguro também entregar dois postos de Saúde da Família, visitar o Batalhão, visitar o Hospital de Porto Seguro, a delegacia e também, como sempre faço, visitar as duas escolas municipais. Em Várzea da Roça vou inaugurar estrada que liga Várzea da Roça até Mairi, e também visitar as duas escolas do Estado, presenciando, portanto, em todas regiões, como anda a educação, as coisas boas e as coisas que precisam melhorar.

Edmundo Filho:
Governador Rui Costa, mais uma vez obrigado pela participação em nosso programa e até o nosso próximo encontro. Um abraço!

Rui Costa:
Eu que agradeço a oportunidade. E quero dizer que participe! Entre no Blog Diga Ai, apresente o seu comentário, a sua sugestão, para que nós possamos, a cada segunda-feira, responder aqui, gravar e veicular na terça-feira.

Fonte: Tribuna da Bahia


Compartilhe:

Comentários: