Às 13h de hoje, na Costa do Sauipe, começa o sorteio do Mundial 2014

O casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert conduz a cerimônia, que terá transmissão para 193 países

Quem tem coração fraco ou não aguenta pressão, é bom se desligar do mundo quando Margareth Menezes e Olodum terminarem de tocar “We are Carnaval”, música-símbolo da folia de Salvador.

A apresentação da dupla baiana será a última parte festiva do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, no Litoral Norte. Depois, é puro drama a cada bolinha retirada dos quatro potes.

O sorteio começa às 13h, com apresentações musicais e vídeos em homenagem às cidades-sedes e seleções classificadas. O casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert conduz a cerimônia, que terá transmissão para 193 países, através de 109 detentores de direitos de TV, no Draw Hall, uma tenta de 9 mil metros quadrados preparada com 1,5 mil lugares para convidados.

Com 32 metros de altura, o Draw Hall tem tamanho equivalente a prédio de 10 andares. O investimento total é de R$20 milhões, segundo cálculo da Fifa – o governo da Bahia, através da Secretaria Estadual para assuntos da Copa (Secopa), bancou R$6,2 milhões.

“O evento é dar as mãos aos países. É uma entrada na história de quem são os times”, conta o chefe do departamento da Fifa Films, David Ausseil. “São mais de 1 mil pessoas envolvidas na organização. A primeira visita técnica foi em janeiro do ano passado”, explica a gerente-geral de eventos do COL, Ana Helena Silveira, neta de Rivadavia Corrêa Meyer, presidente da CBD (atual CBF) de 1943 a 1955.

Depois, às 13h45, os oito jogadores convidados pela Fifa vão ajudar o secretário-geral Jérôme Valcke a sortear os oito grupos, com quatro seleções cada. A participação de Pelé ainda é incógnita. Por fim, a partir das 14h30, estão marcadas as entrevistas pós-sorteio na chamada zona mista, quando jogadores, dirigentes e personalidades avaliam o equilíbrio de forças dos oito grupos da Copa do Mundo.

Espetáculo
“No desenho deste espetáculo em particular, trabalhamos dentro dos conceitos de marketing: sociedade coesa, terra da alegria, futebol vibrante, natureza exuberante e poder de inovação”, revela Luiz Gleiser, diretor-artístico da GEO Eventos, braço da TV Globo na produção da festa.

Apesar da estrutura do sorteio estar em complexo hoteleiro a 74km de Salvador, o COL admite preocupação com eventuais protestos. “Todo evento você tem que estar preparado para tudo. Vivemos em uma sociedade democrática 100%, mas o direito de ir e vir também tem que ser respeitado. A gente não cuida de segurança pública, mas do evento, e temos certeza que será respeitado”, confia o diretor de comunicação do COL, Saint-Clair Milesi.

O SORTEIO
1º PASSO  – UM EUROPEU MUDA DE POTE

Antes do sorteio dos grupos, haverá um sorteio para definir qual seleção europeia vai entrar no pote 2. Isso porque há nove europeus no pote 4. Feito isso, os quatro potes ficarão com oito seleções cada.

2º PASSO –  CABEÇAS DE CHAVE

Os cabeças de chave serão sorteados nos grupos de B a H conforme a ordem que saírem dos potes. Anfitrião, o Brasil já está no grupo A.

3º PASSO – CRITÉRIO GEOGRÁFICO

Demais seleções do pote 2 ficarão nos grupos de acordo com a ordem do sorteio. Chile e Equador não ficam junto com cabeça de chave sul-americano.

4º PASSO –  SEM RESTRIÇÕES

As seleções dos potes 3 e 4 serão colocadas nos grupos conforme a ordem em que forem sorteados, sem restrições.

5º PASSO –  ORDEM DOS CONFRONTOS

Formados os grupos, será sorteada a posição de cada seleção na chave, o que define a ordem e o local dos jogos.

Fonte: Correio 24hrs


Compartilhe:

Comentários: