BA: Reajuste deve sair até 15/03

Executivo não encaminhou mensagem à AL-BA

 

 

 O governo da Bahia tem até o dia 15 de março para encaminhar à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a mensagem que reajusta o salário dos servidores. O entendimento, de acordo com as entidades de classe da categoria, foi durante reunião na última sexta (01), na secretaria da Administração da Bahia. Em entrevista ao BAHIA TODO DIA,  o líder do governo, o deputado Zé Neto (PT), disse que “estaria conversando com o governador esses dias e que logo teria uma definição”. Mas, não precisou datas.

A Comissão de Gestão Orçamentária se reuniu e definiu que o pagamento deve ser retroativo ao mês de janeiro, data em que o estado já deveria ter efetivado o pagamento de reajuste. “A política dos últimos anos de repassar apenas o índice da inflação, este ano irá colocar grande parte dos vencimentos abaixo do salário mínimo nacional que foi reajustado em 9% e IPCA/IBGE 2012 apontou a inflação de 5,84%”, defendeu Marinalva Nunes, presidente da Fetrab. 

Dessa forma, o governo se coloca numa grande “sinuca de bico”, pois não há mais espaço legal para incorporar as gratificações ou CET como forma de igualar ao valor do salário mínimo. Igualmente, a FETRAB, a AFPEB, a CTB e as demais entidades buscam a reativação da Mesa Central do Sistema Estadual de Negociação Permanente para discutir os itens da pauta de reivindicações encaminhada à Governadoria em dezembro de 2012, protocolada sob o nº 8510120108732.

Caso o pagamento não seja efetivado até o prazo já estipulado deve haver mobilização das entidades. “Vamos aguardar. Caso não seja respeitada a data, vamos nos mobilizar”, garantiu Marinalva Nunes.

Fonte: Bahia Todo Dia


Compartilhe:

Comentários: