Bancos podem recusar pagamento de algumas contas na boca do caixa

Motivo para restringir os pagamentos é diminuir a fila dentro do banco.
Consumidor deve ser informado na agência, antes de pegar a fila do caixa.

Muito cliente reclama que alguns bancos não recebem o pagamento de certas contas na boca do caixa. Eles ficam bravos, porque só ficam sabendo disso depois de pegar fila. Os motivos para restringir os pagamentos é diminuir a fila dentro do banco.

A produção do Jornal Hoje foi até alguns bancos e não conseguiu fazer os pagamentos. Veja no vídeo acima.

“É muito chato, principalmente se você está querendo o comprovante naquele momento e não pode efetuar o pagamento”, relata o empresário Neader França.

Diminuir a fila dentro do banco é um dos motivos para restringir os pagamentos no caixa. É que em muitas cidades há leis que limitam o tempo de espera dentro da agência. Em Minas Gerais, por exemplo, o cliente não pode ficar mais do que 15 minutos. Com menos gente na fila, o banco reduz a chance de ser multado.

O Banco Central permite que os bancos decidam como receber as tarifas de água, telefone e luz, mas a restrição tem que estar prevista no convênio entre o banco e o prestador de serviço. O Procon alerta que o consumidor deve ser informado na agência, antes de pegar a fila do caixa.

“Se não houver esse aviso, o banco está infringindo inclusive o Código de Defesa do Consumidor, com relação a informação clara e precisa sobre uma característica desse pagamento e isso deve ser denunciado de imediato”, orienta Marcelo Barbosa, coordenador do Procon.

Fonte: G1 / Jornal Hoje


Compartilhe:

Comentários: